menu
Logo TecMundo
Redes Sociais

Facebook divulga seu primeiro relatório de transparência

Documento mostra a quantidade de solicitações governamentais atendidas durante os primeiros seis meses de 2013.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule27/08/2013, às 13:33

Fonte:

Imagem de Facebook divulga seu primeiro relatório de transparência no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)

O Facebook divulgou nesta terça-feira (27) seu primeiro Relatório Global de Requisições de Autoridades, no qual os administradores da rede social relatam a quantidade de pedidos que recebeu de governos de diversos países. A intenção é deixar claro que o site só fornece informações confidenciais em condições especiais, contanto que isso siga os preceitos legais de cada país nos quais ele está disponível.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

“Queremos garantir que as pessoas que utilizam nosso serviço entendam a natureza e a extensão das requisições que recebemos e também compreendam as políticas e processos rígidos que temos para lidar com elas”, afirma a empresa em seu comunicado oficial. Segundo o Facebook, os dados divulgados abrangem informações relacionadas aos seis primeiros meses de 2013, encerrados no dia 30 de junho.

O que não deve surpreender ninguém é o fato de os Estados Unidos liderarem a lista, tendo feito aproximadamente 12 mil solicitações que afetavam 21 mil perfis, das quais 79% foram atendidas. Em compensação, em ambos os países em que 100% dos pedidos foram aceitos (Hong Kong e Islândia), somente 1 perfil foi verificado pelas autoridades.

O Brasil aparece relativamente longe do topo do ranking, apresentando 715 solicitações que afetaram 857 pessoas, das quais somente 33% foram aceitas pelo serviço. No entanto, o país apresenta os maiores números de toda a América Latina, sendo o Equador o recordista de pedidos não aceitos na região (nenhum dos dois pedidos feitos pelo governo local foram aceitos). Para conferir mais dados do relatório, clique aqui para conferi-lo em sua totalidade.