Estudo afirma que usar o Facebook pode deixar você louco

1 min de leitura
Imagem de: Estudo afirma que usar o Facebook pode deixar você louco

(Fonte da imagem: iStock)

Vício em Facebook não é uma novidade para grande parte das pessoas; mas que a rede social pode fazer você ter momentos psicóticos, com direito a alucinações? Bem, isso é o que um grupo de pesquisadores da Universidade de Tel Aviv afirma, de acordo com o Daily Mail.

O estudo envolveu três pacientes que haviam sofrido de uma separação amorosa recente, com pouca experiência em tecnologia e que não possuíam nenhum traço psicótico. Todos buscaram refúgio na rede social, o que, em um primeiro momento, trouxe bons resultados.

Da cura ao problema

Com o tempo, no entanto, eles começaram a desenvolver sintomas de problemas psicológicos – “incluindo ilusões, ansiedade, confusão e uso intensificado de comunicações por computador”, disse o Dr. Uri Nitzan, chefe da pesquisa.

E esses são apenas alguns dos problemas, segundo ele: “Dois pacientes começaram a se sentir vulneráveis como resultado de compartilhar informações privadas, e um deles até mesmo experienciou alucinações táteis, acreditando que aquela pessoa do outro lado da tela estava tocando-o fisicamente”.

Nitzan, todavia, deixa claro que isso é um perigo apenas para parte da população. “Enquanto tecnologias como o Facebook têm várias vantagens, alguns pacientes são prejudicados por sites de redes sociais, que podem atrair aqueles que estão sozinhos ou vulneráveis em seu dia a dia ou o usam como uma plataforma para o ciber bullying e outros comportamentos predatórios”, declarou.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.