Facebook Home para Android: saiba tudo sobre a novidade

2 min de leitura
Imagem de: Facebook Home para Android: saiba tudo sobre a novidade

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Em evento realizado na tarde de hoje (4), o Facebook confirmou o lançamento de uma nova funcionalidade chamada “Home”, que estará disponível para smartphones equipados com o sistema operacional Android. O recurso foi apresentado pelo próprio CEO da companhia, Mark Zuckerberg.

A iniciativa transforma a tela inicial de qualquer smartphone com Android em uma espécie de “Home” para o próprio Facebook. Longe de criar um "Facebookphone", algo que estaria disponível para “poucos consumidores, se levarmos em consideração o tamanho de nossa base”, a empresa aposta agora em uma ideia que pode transformar qualquer dispositivo em um celular personalizado na rede social.

Bem-vindo à nova “Home”

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

A “Home” poderá ser instalada em qualquer aparelho. Após feito esse processo, ela passa a ser a tela inicial do seu celular, uma espécie de “skin” que se sobrepõe até mesmo aos demais aplicativos que você tem instalado em seu smartphone.

Com o novo recurso ativado, ao ligar o aparelho você tem acesso direto às últimas fotos publicadas na sua timeline, inclusive com os comentários dos seus amigos sobre as imagens. É possível curtir as fotos e interagir com os seus contatos de diversas formas. Com simples gestos, você pode optar por responder ou dispensar mensagens recebidas.

Na parte inferior da tela, um ícone com a foto do seu perfil é exibido de forma constante. Basta clicar sobre ele e deslizar a tela para cima para que os apps tradicionais instalados em seu aparelho sejam revelados, mantendo todas as funcionalidades tradicionais que você já utiliza em seu celular.

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Chat Head

Outro recurso aperfeiçoado é o chat, pelo qual você pode trocar mensagens com os seus amigos. Batizado de Chat Head, o recurso será agora integrado aos seus SMS e ao Facebook, permitindo um modo de conversação mais dinâmico e eficiente. Para encerrar uma conversa, basta arrastar ícones e dispensar o uso do recurso.

Cover Feed

O sistema de Cover Feed exibe em forma de “capa” as últimas imagens – ou as mais importantes – que chegam por meio do seu feed de notificações. Para mudar de uma imagem para outra, basta deslizar o dedo na tela, como se você estivesse “folheando” um álbum de imagens.

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Com um duplo clique sobre as fotos, você tem acesso a outras informações, como o texto que acompanha a publicação, bem como os comentários relacionados e as opções de compartilhamento. Com um duplo clique sobre a imagem é possível curtir a imagem em questão.

Disponibilidade e lançamento

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

O aplicativo “Home”, disponível inicialmente apenas para Android, será lançado no próximo dia 12 de abril e terá atualizações mensais. Uma versão para tablets também será lançada, mas ainda não há data definida. O app será compatível apenas com alguns aparelhos – provavelmente os modelos mais recentes disponíveis no mercado – mas a rede social ainda não revelou mais detalhes sobre o assunto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.