Ontem a Google anunciou o que já se esperava: integração com as redes sociais em suas buscas. Depois de integrar o Twitter, o buscador Google também pretende incluir em breve o Facebook, MySpace, Jaiku, FriendFeed e Identi.ca nos resultados. Agora os usuários do buscador podem receber resultados em tempo real sempre realizarem alguma pesquisa no Google. Além dos resultados em tempo real e de pesquisas nas redes sociais, a empresa ainda divulgou novos serviços que permitem realizar vários tipos de pesquisas, das formas mais inusitadas e modernas da atualidade. Google Trends, Google Goggles e Living Stories são algumas das novidades que estão pintando por aí.
Twittou? Apareceu no Google
De acordo com Marissa Meyer, vice-presidente de buscas do Google, nos últimos 67 dias a empresa implantou 33 inovações em seu buscador. Apesar de algumas serem quase imperceptíveis, já é possível aproveitar várias delas. A pesquisa em tempo real é o carro chefe das novas funcionalidades do Google. A exibição de resultados em tempo real, a apartir de parceiros, já era possível há algimas semanas atrás com integração com o Twitter e Facebook, mas em breve, outras fontes de resultados entrarão em campo.

Esse novo formato de busca está disponível apenas no Google.com (versão em inglês do buscador), mas de acordo com a empresa, já no primeiro trimestre de 2010 todos os idiomas terão a funcionalidade. Os resultados em tempo real são exibidos logo abaixo do campo de busca, sendo assim, é possível acompanhar o que o mundo todo está falando nas redes sociais, blogs e sites a respeito do assunto que você procura.

Buscas e resultados mais completos
 
No vídeo oficial da nova ferramenta, disponibilizado pela Google, é possível visualizar várias possibilidade de uso para ela. De pesquisas relacionadas ao tráfego em determinada via, até eventos espalhados pelo mundo ou por sua cidade, tudo pode ser acompanhado em tempo real.

Para visualizar os resultados, caso eles não apareçam, basta clicar no link “Show Options” e ir até a opção “Latest” e conferir as novidades mais recentes do termo persquisado sempre que elas forem ao ar.

Tendências diárias

Além dessa novidade extremamente útil, a Google ainda anunciou mais “presentes” para seus usuários. Um desses presentes é o Google Trends. Uma página Google com todos os termos mais pesquisadados do dia ou de uma data qualquer, classificados de um a dez. Há opção de conferir os Trend Topics (Tendência de Tópicos), ou seja, o que está sendo mais comentado via web e também o Hot Searches (Pesquisas Quentes), que apresenta uma lista com os termos de busca mais utilizados em cada dia. O Google Trends é muito semelhante aos Trend Topics do Twitter, sendo assim, nenhuma novidade incrível foi chega junto com a funcionalidade.

Google trends e o que bomba na web

Histórias de Vida

Parece o nome de uma novela, mas o Google The Living Stories ou, Histórias de Vida, é um projeto que ainda nem saiu do Labs, mas promte ajudar a acompanhar fatos e histórias de acontecimentos políticos, epidemias, celebridades ou qualquer outro tema que renda um bom enredo. Desenvolvido em parceria com a Google, The New York Times e The Washington Post, é possível navegar entre artigos, notícias e reportagens em uma espécie de linha cronológica de acontecimentos.

Assim como as buscas em tempo real, essa funcionalidade só está disponível no Google em inglês, mas em breve desembarca por aqui também. Para saber mais sobre o The Living Stories, assista ao vídeo a seguir e conheça toda a inovação que essa ferramenta oferece ao mundo das buscas.

Buscas “olha o passarinho”

Uma novidade chega aos usuários do Android 1.6+. O Google Goggles permite realizar buscas a partir de uma simples fotografia. Já era possível pesquisar no Google por voz em inglês, mandarim e japonês, contudo usar fotos é uma novidade para os usuários móveis.

Escolha a foto e faça a busca

Você não precisa mais digitar ou falar nada para encontrar livros, nomes de quadros, produtos e até captar dados de cartões de visita de papel e convertê-los para a agenda do celular. Aponte a câmera do celular para uma loja e encontre estabelecimentos parecidos com aquele na sua cidade. A lógica de funcionamento não é complicada, pois a imagem é enviada até um servidor do Google que a analisa e a converte em buscas.