Acredite: sua foto no perfil do Facebook diz muito sobre você

1 min de leitura
Imagem de: Acredite: sua foto no perfil do Facebook diz muito sobre você

Até Zuckerberg segue o padrão "zoom e sorriso na cara" dos norte-americanos. (Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Quando você tira uma foto para colocar no perfil do Facebook, o único fator determinante é que ela seja bonita e agrade seus contatos, certo? À primeira vista, pode até ser apenas isso, mas uma pesquisa publicada por dois pesquisadores de universidades de Dallas e Illinois quer provar que há muita coisa em jogo em um simples retrato de uma rede social.

Segundo o estudo, a cultura de um povo influencia totalmente a foto do perfil do Facebook – o que significa que há um padrão próprio que, mesmo inconscientemente, é seguido por norte-americanos, chineses, brasileiros ou franceses, de acordo com costumes e fatores psicológicos comuns nesses locais.

Norte-americanos, por exemplo, tendem a aparecer de corpo inteiro ou apenas até o pescoço e a sorrir com maior frequência nos retratos – além de estarem normalmente sozinhos, o que dá uma sensação de individualidade e independência. Já o sentimento de comunidade é maior na população de Taiwan, que prefere fotos mais “largas”, tímidas e com várias pessoas. Para esse grupo, o fundo da imagem importa tanto quanto a própria pessoa.

A dupla de pesquisadores estudou cerca de 500 fotos de perfil dos Estados Unidos e de Taiwan e você pode conferir o artigo inteiro clicando aqui (em inglês). Da próxima vez que você mudar sua foto no Facebook (ou for fuçar o perfil de seus amigos), pense nisso.

Fonte: ABC News

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.