5 dicas para quem vai usar aplicativos na Linha do tempo do Facebook

2 min de leitura
Imagem de: 5 dicas para quem vai usar aplicativos na Linha do tempo do Facebook

Nesta semana, o Facebook anunciou uma série de novos aplicativos para a nova linha do tempo no perfil de seus usuários. Agora, são dezenas de itens que vão mostrar para seus contatos tudo o que você está fazendo: lendo, comendo, viajando, ouvindo música, assistindo a um filme, se exercitando e muito mais.

São várias categorias e diversas opções de aplicativos que pretendem levar toda a sua vida real para dentro do universo do Facebook. Entretanto, ficar atento a algumas dicas é muito importante para não floodar a linha do tempo de seus amigos e nem se expor demais na internet.

Isso porque, ao ativar um aplicativo, o do Yahoo! Notícias, por exemplo, sempre que você acessar uma notícia do site pelo aplicativo ela será automaticamente adicionada à sua linha do tempo, sem que você precise clicar em “Curtir”. O Cnet publicou uma lista com cinco recomendações para quem pretende aderir aos aplicativos e o Tecmundo traz tudo para você agora.

1. Cuidado com o compartilhamento desenfreado

Chamado de “frictionless sharing”, o novo método de permissão do Facebook é exatamente o que foi citado no parágrafo acima. Basta que você autorize o uso de aplicativo para que ele tenha permissão indiscriminada para publicar conteúdos acessados por você em sua linha do tempo. Alguns aplicativos oferecem a opção para que você interrompa a publicação automática sempre que desejar, mas esse não é o padrão.

2. Suas atividades são vistas em todos os lugares

Quando algo é postado por um aplicativo que você usa, isso aparece no feed de notícias de seus amigos e também em seu próprio perfil. Segundo o Cnet, o Facebook espera que esse bombardeio de informações sobre o que você está fazendo vai ajudar a incentivar seus contatos a também instalarem aplicativos em seus perfis. Além disso, há também o trabalho de marketing das marcas que oferecem os aplicativos: quanto mais gente vê sua logo, maior deve ser o número de clientes.

Atualizações aparecem em todos os lugares. (Fonte da imagem: Facebook Developers)

3. Suas atualizações podem não aparecer em ordem cronológica

O Facebook utiliza o algoritmo Graph Rank, que faz análise daquilo com que você e seus amigos interagem mais, e ranqueia o que for mais popular. Dessa forma, isso é exibido antes independente da ordem em que foi postado. Até mesmo itens usados por você que são patrocinados podem receber mais relevância em sua Linha do tempo.

4. Organize seus amigos em listas

Para fugir do “frictionless sharing”, a melhor saída é organizar seus amigos em listas. Assim, você seleciona a audiência padrão de suas postagens e não vai se tornar um contato inconveniente na rede social. Como ao instalar um aplicativo, você pode selecionar quem pode ver tais atividades, basta escolher uma lista específica, como na imagem abaixo.

Selecione quem vai ver o que é postado em sua Timeline. (Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

5. Não quer mais? Remova o aplicativo

Se você não quer mais um aplicativo postando em sua Linha do tempo do Facebook, basta removê-lo. Isso pode ser feito sem grandes complicações nas configurações de aplicativo, menu acessado na central de configurações de conta da rede social. Lá, clique no “x” para desautorizar o uso de seu perfil por qualquer app instalado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.