Yahoo! e Facebook tentam provar a teoria dos seis graus de separação

2 min de leitura
Imagem de: Yahoo! e Facebook tentam provar a teoria dos seis graus de separação

Small World (Fonte da imagem: Projeto Small World)

Yahoo! e Facebook iniciaram um parceria para colocar à prova a hipótese social de que “qualquer pessoa no mundo está a seis graus de separação de outra”. O projeto é chamado de “Small World” e ele busca comprovar (ou lançar por terra) o que é dito há décadas, mas nunca foi realmente comprovado.

Como o “Small World” ocorre no ambiente online, a ideia é um pouco mais específica. É dito que, para uma mensagem chegar de qualquer pessoa a outra (passada de amigo para amigo), ela está a no máximo seis graus de encontrar o seu destinatário. O projeto almeja “medir” a distância entre dois desconhecidos por meio da rede social com o maior número de usuários da atualidade.

O que é a teoria dos seis graus

Em 1967, um sociologista de Harvard, Stanley Milgram conduziu um experimento enviando 300 cartas para pessoas aleatórias, residentes de Omaha, Nebraska. Elas continham a instrução de serem enviadas a um destinatário específico que vivia em Boston (porém não poderiam ser entregues em mãos). Stanley Milgram forneceu aos participantes os dados da pessoa-alvo (nome, endereço e ocupação).

Dessa maneira, mesmo que eles não conhecessem o alvo pessoalmente, poderiam enviar a carta a outra pessoa que pudesse ser próxima ao destinatário (ou que tivesse a chance de conhecer alguém que fosse). Isso gerou uma cadeia de envios, para que a correspondência chegasse ao seu destino final.

Será que realmente estamos há seis graus de distância uns dos outros?

Stanley Milgram observou que aproximadamente 60 das 300 correspondências atingiram o objetivo. Além disso, a maior parte delas passou por apenas seis pessoas ao efetuar o percurso entre o remetente inicial (zero) e o destinatário. E foi a partir desse experimento que surgiu a expressão de que as pessoas estão em até “seis graus de separação” umas das outras.

Desde então, a hipótese é largamente aceita e estudada, mas nunca foi realmente comprovada.

Como o projeto funciona

Embora as empresas parceiras já tenham selecionado algumas pessoas para começar o experimento, qualquer usuário que possua um perfil no Facebook pode participar (mediante aceitar os termos de uso do “Small World”). É possível se candidatar tanto ao time de “envio” quanto ao de “destinatários”.

Uma vez que estiver colaborando no projeto, você escolhe um usuário para o qual deseja enviar uma mensagem e um dos seus amigos (que julgar ser o melhor “ponto de partida”). Então, a mensagem é passada de amigo para amigo, com o objetivo de chegar na pessoa definida inicialmente.

A mensagens são passadas pelos usuários

A ideia é que a tarefa seja completada com o menor número de usuários possível, comprovando, assim, a teoria. Também é reservado aos participantes o direito de sair do projeto.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.