Todos sabem como é comum um parente querer te marcar em alguma foto antiga da família, ou até mesmo amigos que querem fazer uma brincadeira e realizam a marcação em fotos constrangedoras. Essa foto, que fica exposta no perfil, pode gerar momentos desagradáveis.

Para evitar essas situações, siga os seguintes passos:

1. Primeiro, busque a foto em que você foi marcado e quer remover a marcação. As outras pessoas marcadas ficam listadas em azul, do lado direito da imagem.

2. Depois, coloque o mouse sobre seu nome. Seu perfil vai aparecer com as mensagens "marcado por" e "remover marcação". Clique na última.

Caso você esteja utilizando o Facebook em seu smartphone, procure o ícone de marcações sinalizado por uma etiqueta e clique no "X", ao lado do nome.

Porém, é importante lembrar que, mesmo que você remova a marcação da foto, a imagem vai continuar exposta no perfil da pessoa que a postou. Caso alguém visite a página dela, ainda será possível visualizar a foto.

Se você realmente precisar que a foto seja removida, há duas opções. Uma delas é pedir para que seu amigo exclua a imagem.

Outra forma é seguir o procedimento acima e clicar na opção "denunciar/remover marcação". Depois, marque a caixa "Eu quero que esta foto seja excluída do Facebook". O Facebook vai pedir algumas explicações sobre o motivo da ação: se é spam, se não deveria estar no site, entre outras. Caso você marque que não gostou da foto, a sugestão da rede social será enviar a seguinte mensagem para a pessoa: "Olá, esta é uma péssima foto minha e não quero que as pessoas a vejam. Você poderia removê-la?”.

Como controlar quem pode te marcar em fotos?

Para evitar que marcações indevidas continuem acontecendo, o Facebook dispõe de uma configuração para que as imagens apareçam no perfil do usuário apenas quando este dê permissão.

Vá em "Configurações" e procure a opção "Análise e marcação de perfil". Depois, selecione "Quem pode adicionar conteúdo à minha Linha do Tempo?". Para finalizar, ative "Analisar as publicações nas quais seus amigos marcam você antes de serem exibidas na sua Linha do Tempo?".

Cupons de desconto TecMundo: