Facebook libera relatório fiscal e vê ações caírem; mas futuro é promissor

1 min de leitura
Imagem de: Facebook libera relatório fiscal e vê ações caírem; mas futuro é promissor

Nesta quarta-feira (2 de novembro), o Facebook emitiu seu relatório fiscal trimestral para mostrar como foram seus resultados da empresa entre julho e setembro. Os resultados continuam positivos — sendo liderados por crescimento de 59% em receita de publicidade e 56% na receita total, em comparação com o mesmo período de 2015.

Apesar disso, o mercado não reagiu muito bem aos números. Com o receio de que o Facebook esteja desacelerando em seus resultados, as ações do Facebook na bolsa de valores caíram 1,73% pouco após a divulgação dos resultados, havendo a expectativa de que o número ainda caia quase 5% já na abertura de hoje.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com isso, os papéis da rede social podem chegar a valer pouco mais de US$ 120 até o fechamento de hoje — sendo que elas chegaram a custar US$ 133,28 no dia 24 de outubro, data de maior índice nos últimos 30 dias.

Maior valor dos últimos 30 dias, comparado com o fechamento de quarta-feira (2)

Parte desse medo da desaceleração surge por causa da fala do próprio CFO do Facebook (David Wehner). Ele disse que o crescimento da empresa vai ser menos substancial a partir de agora, principalmente por causa dos limites que o Facebook está impondo para melhorar a experiência de usuário e reduzir a perda de clientes.

E o lado bom?

O analista Josh Olson disse ao VentureBeat: “Eles atingiram o limite de frequência de anúncios nos feeds de novidades, então eles vão conseguir aumentar a receita somente em outras áreas, como atribuição de preços, engajamento de usuário e crescimento da base de usuários”.

Apesar dessa queda brusca e instantânea, analistas imaginam que isso pode beneficiar o Facebook em logo prazo. Por causa do crescimento das plataformas móveis, a rede social deve “receber o pagamento pelos investimentos realizados em Mobile nos últimos anos”. Ou seja: apesar do susto inicial, é bem possível que as ações do Facebook voltem a ser valorizadas em breve.

Vale lembrar também que a empresa aumentou sua força de trabalho recentemente, contratando 1.200 novos funcionários. Além disso, há vários investimentos em maneiras de levar a internet para regiões com pouco ou nenhum acesso e isso também pode gerar bons frutos.

Será que a rede social ainda tem espaço para crescer?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.