Quem acha que o Facebook e o Instagram só servem para compartilhar postagens engraçadas ou dar uma curtida, sem querer, na foto que o seu ou a sua crush postou há uns quatro anos não sabe do potencial real dessas ferramentas. Para compartilhar esse conhecimento com os profissionais da área de marketing digital, a empresa de Mark Zuckerberg está oferecendo uma série de cursos gratuitos online por meio de sua plataforma de educação, o Blueprint. E aí, que tal começar 2017 bem afiado nos recursos dessas redes sociais, hein?

Com diversas opções de aulas disponíveis, a ideia é que as pessoas podem aprender mais e se tornar um expert em anúncios e páginas de ambas as plataformas. Todo o conteúdo pode ser conferido em inglês ou português e a duração média dos cursos é de 15 minutos – permitindo que você possa encaixar tudo na sua agenda, por mais apertada que ela seja. Ao acessar o site do projeto, o internauta pode visualizar todo o catálogo de uma só vez ou, se preferir, filtrar tudo por vertical de aprendizado.

Entender o marketing do Facebook é menos complicado do que você imaginava

Seja como for, fica fácil buscar e se inteirar a respeito de temas como Páginas no Facebook, Compra de Anúncios, Gerenciamento de Anúncios, Otimização de Campanhas, Instagram e muitos outros. Pelo mesmo portal, ainda é possível escolher quais aulas fazer, deixá-las todas disponíveis no menu “Meus Cursos” ou acompanhar o progresso de cada uma dela. Precisa correr atrás de um objetivo específico? Sem problemas! É só selecionar uma meta para que a plataforma surgira uma série de cursos para que você consiga atingi-la.

Há pelo menos cinco cursos tido como básicos para quem quer se embrenhar no setor

Se você ficou um pouco perdido com a quantidade de material disponibilizado pela empresa e não sabe exatamente por onde começar, fique tranquilo: há pelo menos cinco cursos tido como básicos para quem quer se embrenhar no setor. Confira abaixo as aulas que não podem faltar no seu currículo de marketing online:

1. Tirando de letra as métricas do Facebook

Basta entrar em uma nova área de marketing para se deparar com uma nova sopa de letrinhas de termos técnicos, não é? No caso do ambiente digital, CPM, ROAS, RHS, conversões e cliques são apenas algumas das siglas utilizadas para se referir a postagem de conteúdos e páginas. Assim, pode ser um primeiro passo interessante se familiarizar com isso tudo e entender mais sobre anúncios e métricas do site se você quiser realmente arrasar em uma reunião com o chefe ou durante uma entrevista, certo?

2. Fique por dentro da história da rede

Em apenas 15 minutos, esse curso mostra quais foram as mudanças pelas quais o Facebook passou nos últimos anos, além de explicar as possibilidades que a plataforma oferece para anunciantes – provando a importância da sua escolha para quem quer fazer anúncios digitais. A ideia, aqui, é oferecer as bases teóricas para que você possa justificar seu plano de marketing com mais propriedade.

Essa já foi a cara do The Facebook (sim, com "The" mesmo)

3. Dominando as ferramentas

Vamos lá: você sabe o que é o “Centro de Descoberta”? Consegue falar sobre o potencial dos vídeos no Facebook? É craque em medir resultados? Se a reposta é “não” para um ou mais desses itens, esse curso é feito sob medida para esclarecer as suas dúvidas. Novamente, bastam 15 minutinhos para que você faça a rede social trabalhar ao seu favor.

4. Mostrando o que já deu certo

Nada melhor do que apresentar um punhado de cases inspiradores para que os anunciantes entendam o que funciona ou não na plataforma, não é? Pode ficar tranquilo, o curso não fica apenas na exibição de exemplos de sucesso: ele dá explicações sobre como definir o seu objetivo de negócio.

Vale mais A ou B? O legal é conferir na prática

5. Na ponta do lápis

Afinal, como otimizar ao máximo o alcance e a influência de um anúncio? Com técnicas de testes A/B, esse curso ensina como realizar diferentes pesquisas e analisar os resultados coletados, fazendo com que o usuário aproveite melhor o dinheiro aplicado na plataforma e atinja o público correto.

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Fazendo bonito no currículo

Se você é do tipo que já está matutando como converter isso em mais alguns itens no seu CV, não se preocupe: o Facebook oferece uma certificação para os cursos do Blueprint – agora, com validade em todo o globo. Para receber o seu certificado, basta agendar, pagar e realizar através da internet uma das duas provas disponíveis no momento (Core e Planning) – ou ambas caso queira expandir ainda mais os seus conhecimentos.

Os aprovados nos testes recebem uma badge virtual que pode ser publicada no Facebook ou em qualquer outra rede social. O emblema pode, ainda, ser incorporado ao seu site e blog, fazer parte da sua assinatura de email e, claro, confirmar a sua expertise no tema em currículos eletrônicos. Só não se esqueça que, além dos cursos sugeridos, o Blueprint oferece mais uma batelada de aulas, portanto vale perder um tempinho para fuçar a página de cabo a rabo.