É comum encontrar diversos grupos no Facebook, daqueles feitos apenas para compartilhar informações a outros nos quais os seus proprietários realizam ações ilegais, como disponibilizar músicas para download. E é exatamente no segundo exemplo que se enquadra essa notícia, pois o dono de uma página que publicava links para baixar canções teve um problema recentemente.

Segundo informações que estão na rede, o proprietário de uma página no Facebook foi acionado pelo BRIEN, grupo holandês criado por empresas detentoras de direitos autorais e que já perseguia grupos como o Pirate Bay e o KAT, e terá que pagar uma multa de 7 mil euros (aproximadamente R$ 25 mil) por compartilhar música pirateada na rede social.

Ao receber a intimação, o proprietário da página aceitou pagar o valor exigido, além de encerrar as atividades da página e comunicar aos demais membros do grupo do ocorrido. Ele também foi avisado de que, caso continuasse, seria obrigado a arcar com uma multa adicional de 50 mil euros (cerca de R$ 180 mil).

A associação ainda informou que o grupo em questão ganhou notoriedade pelos links que eram compartilhados como hobby pelos usuários. Muitos deles redirecionavam os membros para sites como o 4shared, onde era possível fazer o download das canções.

Cupons de desconto TecMundo: