Facebook vai lançar a OpenCellular, que pretende deixar o 4G mais barato

1 min de leitura
Imagem de: Facebook vai lançar a OpenCellular, que pretende deixar o 4G mais barato

O Facebook tem diversos programas para levar internet até lugares mais remotos. Agora, entrando nesse hall de serviços, a equipe de Mark Zuckerberg anunciou a OpenCellular, uma plataforma de código aberto que funciona como uma "plataforma de acesso wireless".

A ideia é que ela reduza o custo de produzir redes celulares em locais que costumam ser mais "custosos" estabelecer essas redes. Como ela vai fazer isso? Fornecendo ferramentas para montar uma "network celular" completa: desde o equipamento físico até o software.

"Em nossa jornada para conectar o mundo, anunciamos hoje a OpenCellular — uma plataforma wireless de código aberto que vai trazer conectividades para áreas remotas no mundo", comentou em post Mark Zuckerberg, CEO da rede social. "Mais de 4 bilhões de pessoas ainda não possuem acesso básico a internet, e um dos maiores desafios é descobrir como alcançar essas áreas onde as infraestruturas atuais não são capazes de oferecer uma cobertura".

"Caixa de sapato"

Zuckerberg disse que a OpenCellular está disponível para qualquer pessoa, "desde operadoradores telecom até pesquisadores e empreendedores". A plataforma, segundo o CEO, é do tamanho de uma caixa de sapatos e pode suportar até 1,5 mil pessoas dentro de um raio de 10 quilômetros.

"A OpenCellular é o nosso próximo passo na jornada de entregar uma conectividade melhor e mais barata para aproximar o mundo", finalizou Zuckerberg.

Hardware completo

O sistema desenvolvido suporta diferentes redes sem fio, desde a conexão 2G até o 4G LTE, enquanto pode oferecer WiFi e conectividade para chamadas de voz. Dentro da "caixa de sapato", o hardware é montado com dois sistemas distintos, sendo uma computação de base de banda geral e um rádio com integração "front-end". O conjunto é coordenado por um sistema operacional de código aberto em localização remota.

Para saber mais informações sobre a OpenCellular, clique aqui. O lançamento oficial da plataforma acontece ainda neste ano.

OpenCellular instalada

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.