Facebook está criando um novo mapa mundial da densidade demográfica

1 min de leitura
Imagem de: Facebook está criando um novo mapa mundial da densidade demográfica

O Facebook está produzindo um material muito legal para mostrar quais são as regiões do mundo onde há mais acesso à internet — e quais são aquelas que ainda precisam de investimento para que a população possa aproveitar os benefícios da rede. Os mapas estão sendo gerados pelo Connectivity Labs do Facebook, com um grande auxílio da divisão de ciência de dados da empresa.

Lá, estão sendo cruzados dados de diversas fontes, incluindo os vindos das unidades de infraestrutura, aprendizagem de máquina e grupos ligados à inteligência artificial. Cruzando dados e analisando imagens de satélites de 20 países, eles conseguiram cobrir uma área de 21,6 milhões de quilômetros quadrados, gerando um total de 350 TB de dados.

O principal trunfo está na utilização dos sistemas de reconhecimento de imagens para fazer com que estruturas construídas pelos seres humanos fossem reconhecidas em meio às imagens de satélite. O Facebook afirma que não usou imagens já existentes da rede social para fazer o material, deixando claro que as imagens ficarão disponíveis ao público ainda em 2016.

Além de mostrar informações bem interessantes sobre a densidade populacional, o projeto do Facebook também serve como um ótimo instrumento para os investidores. Com os dados obtidos nessas capturas, torna-se possível dizer em quais regiões há mais pessoas com ou sem acesso à internet — levando também informações sobre áreas onde seria interessante investir em uma ou outra tecnologia.

Você acha que o Facebook sabe demais sobre todos nós? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.