Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Alguma vez você já imaginou como a sua vida online pareceria se pudesse ser resumida a um acumulado de ícones de páginas visitadas? Essa é justamente a proposta do Iconic History, um plugin para Chrome que acessa o histórico do seu navegador e transforma todos os sites que você entrou em um quadro sem filtros de favicons – os pequenos símbolos associados a cada página da internet.

Todas as URLs que você visitou e que ficaram armazenas no seu computador aparecem na ordem em que você as acessou – com exceção, é claro, dos sites visitados em modo anônimo. Ao colocar o ponteiro do mouse sobre uma das pequenas imagens, dados adicionais sobre ele são exibidos, como títulos específicos e os horários em que você entrou neles.

Esta é minha história

O projeto foi criado por uma estudante de Carnegie Mellon University chamada Shan Huang, que desejava se aprofundar em sua atividade na web para desenvolver um novo tipo de narrativa pessoal. A ideia era criar uma “biblioteca” virtual de sites, como uma espécie de homenagem a todos os livros físicos que ela poderia ter lido se tivesse passado menos tempo navegando na internet.

Ao acrescentar os favicons na ideia, Huang percebeu que se tornava possível visualizar padrões que traziam de volta à sua memória momentos específicos de sua vida, como uma longa noite de pesquisas e estudos e uma crise de consumismo durante a qual comprou várias coisas. Os interessados em experimentar a ideia podem baixar a extensão para Chrome clicando aqui. E aí, como parece a sua vida online?

Cupons de desconto TecMundo: