Hyundai quer baratear o custo de exoesqueletos

1 min de leitura
Imagem de: Hyundai quer baratear o custo de exoesqueletos

Embora exoesqueletos não se tratem de uma ideia exatamente nova, provavelmente você nunca viu pessoalmente alguém usando um equipamento do tipo. Isso se deve ao fato de que construir um gadget do tipo é bastante limitado do ponto de vista financeiro, o que faz com que eles fiquem restritos a feiras tecnológicas e experimentos em laboratórios.

Ciente desse cenário, a Hyundai está dedicando esforços para reduzir o custo de produção desses equipamentos de forma a permitir que mais pessoas voltem a andar. Em um evento privado realizado nesta semana em Las Vegas, a montadora apresentou dois protótipos que prometem inaugurar uma nova era de acessibilidade para essa área da tecnologia.

Além do H-Wex, focado em permitir que pessoas levantem objetos pesados com facilidade, a companhia demonstrou o H-Mex, que possibilita que pessoas que não têm mais domínio sobre suas pernas voltem a andar. Para isso, é preciso passar por um processo de adaptação que exige o uso de muletas enquanto o usuário está se acostumando com os controles — algo pequeno diante das oportunidades que a invenção oferece.

Negócio que faz sentido

A curva de aprendizado do dispositivo é grande, mas a Hyundai provavelmente deve fazer ajustes no gadget antes de disponibilizá-lo a um público maior. O barateamento de custos está relacionado ao fato de que a companhia pode reaproveitar muito de sua infraestrutura atual no processo de fabricação.

Há um alinhamento forte entre fazer um robô de mobilidade e um automóvel

“De uma perspectiva de negócios, há um alinhamento forte entre fazer um robô de mobilidade e um automóvel”, explicou ao Engadget Tae Won Lim, vice-presidente sênior da divisão central de pesquisa e engenharia da empresa. Atualmente, a empresa está no processo de conseguir as certificações médicas necessárias para fabricar o H-Mex nos Estados Unidos e na Coreia do Sul em algum momento de 2018 — os períodos de teste com pacientes deve se estender até pelo menos 2020.

Embora as intenções da fabricante não sejam realizadas em pouco tempo, é bom ver que grandes nomes do mercado estão investindo na área. Quem sabe em alguns anos passemos a associar o nome Hyundai não somente a carros, mas também a dispositivos que revolucionam a vida de milhões de pessoas com algum tipo de limitação física.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.