RoboGlove: luva superpoderosa da NASA está pronta para entrar em ação

1 min de leitura
Imagem de: RoboGlove: luva superpoderosa da NASA está pronta para entrar em ação

A GM e a NASA acabam de lançar uma tecnologia extremamente promissora que deve ser de enorme ajuda para mecânicos e outros profissionais que executam trabalhos manuais que podem gerar uma grande fadiga física. Trata-se da RoboGlove, um tipo de luva biônica feita para aumentar a força da pressão exercida por sua mão e que, por sua vez, permite segurar enormes quantidades de peso com maior facilidade.

Segundo o anúncio oficial feito pelas empresas, a luva consiste em um “exoesqueleto mole”, que usa uma série de atuadores e tendões artificiais para reforçar as ações de sua mão ao imitar nossos músculos. É importante notar que a ideia aqui não é dar superforça para que o funcionário levante enormes quantidades de peso, mas sim facilitar a tarefa de manusear objetos especialmente pesados por um longo período de tempo.

A tecnologia, que já havia dado as caras aqui no TecMundo anos atrás, é fruto de um esforço conjunto de nove anos entre a GM e a NASA. Agora, felizmente, a RoboGlove está finalmente pronta para entrar em ação, sendo licenciada oficialmente pela companhia sueca Bioservo Tecnhnologies – que tem planos de torná-la ainda melhor com a adição de sua tecnologia Soft Extra Muscle, que deve aumentar a força da luva.

Os possíveis usos para uma tecnologia dessa são enormes, é claro, e não devem se limitar apenas a ajudar no dia a dia de mecânicos e trabalhadores de fábricas (embora inicialmente chegue apenas a esse público). A RoboGlove tem enorme potencial para a reabilitação de pacientes, por exemplo, podendo ajudá-los a reaprender movimentos e realizar ações simples.

Não espere vê-las em uso tão cedo, contudo. De início, essa luva será testada em algumas usinas norte-americanas, para só então ser adaptada para diferentes tamanhos de mão e ser disponibilizada em maior escala.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.