Escute o Excel

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Que o Excel é um programa excelente todo mundo já sabe, mas apesar de ser tão eficiente, muitos usuários morrem de medo de usar suas ferramentas, pois acham que tudo é difícil e complexo. É claro que tudo o que envolve matemática, cálculos ou afins gera calafrios em quem não está habituado, mas o Excel não é um Lobo Mau, muito pelo contrário.

De fato, ele é um aplicativo tão bom que muitos podem pensar que para ser mais completo, ele só falta falar. Pois é, e não é que ele fala mesmo? Neste tutorial vamos mostrar que é muito simples fazer o Excel soltar o verbo.

Vamos ensinar como utilizar a ferramenta de fala no Excel do Office 2007. Então, chega de blábláblá e vamos ouvir o que o Excel tem a nos dizer.

Para começar, abra o seu Excel e, de preferência, abra também um arquivo com texto ou números. O comando para a fala ficará disponível na “Barra de acesso rápido” do aplicativo, portanto é com ela que vamos trabalhar. Em primeiro lugar vá até “Personalizar Barra de Ferramentas de Acesso Rápido/Mais Comandos”.

Personalização já!

Assim que a janela “Mais Comandos” abrir, selecione a opção “Todos os Comandos” na caixa “Escolher comandos em:”. Procure a opção “Células de Fala” e adicione na Barra de Acesso Rápido do seu Excel.

Todos os comandos.

O atalho “Células de fala” estará disponível junto aos outros atalhos que você já havia definido ou que são padrão do programa. Se desejar, adicione mais células, como: Ler Células em Voz alta, ler por linhas ou colunas e Ler células ao pressionar o Enter. Todas estas opções se encontram na mesma janela.

Fala que eu te escuto.


Agora para você escutar o Excel é muito simples. Selecione o texto que você quer ouvir e, em seguida, clique em “Células de fala”. Automaticamente o aplicativo começar a ler célula por célula do seu arquivo.

Se você achar que a leitura está muito rápida ou devagar, é possível alterar a velocidade da fala. Para isso, vá até “Painel de Controle/Sons, Fala e Dispositivos de Áudio/Fala/Velocidade da Voz”.

Qual a utilidade?

Esta opção do Excel aparentemente parece inútil, pois quem terá o trabalho de configurar o Excel para ouvi-lo ler as células? A resposta é: muitas pessoas. Com este recurso simples, muitas pessoas com deficiência visual, por exemplo, podem ter acesso às maravilhas da informática, assim como você. Outra utilidade pode ser encontrada em casos de pessoas que executam inúmeras tarefas ao mesmo tempo.

Imagine que você tem um monte de planilhas para conferir o que está no papel com o que está no computador. É possível deixar o Excel falando e ao mesmo tempo você conferir as planilhas que estão no papel. É claro que a voz do Excel não é das melhores, ainda mais que há um forte sotaque inglês, mas nada que um pouco de hábito não resolva.

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