Economizar tempo em suas tarefas através das ferramentas do Windows tem nome: “copiar e colar”. Mas você sabia que além da simples cópia o Excel possui uma ferramenta chamada colar especial? Aprenda a utilizar este recurso no Office 2007 e ganhe mais praticidade enquanto edita seus documentos e planilhas com este breve guia.

Em qualquer documento do Office, selecione uma ou mais células que você deseja utilizar e copie o conteúdo para a área de transferência. Clique o botão direito do mouse para fazê-lo ou utilize o atalho do teclado pressionando a tecla Control + C.

Botão para recortar, copiar e colar.Em seguida selecione na porção superior esquerda da tela, dentro da opção ‘Início’, a ferramenta para ‘Colar Especial’. A mesma opção pode ser encontrada ao se clicar o botão direito do mouse ou através do atalho de teclado Control + ALT + V.

Janela de Colar especial.

 

 

Atalho através do botão direito do mouse.








Selecione então uma das opções abaixo na parte chamada ‘Colar’, lembrando que cada uma se refere a uma ação diferente.

Descrição ads funções de colar.

Outra opção que esta ferramenta de Colar Especial oferece é a possibilidade de efetuar operações matemáticas com o valor das células copiadas e o das células destino. Na área de ‘Colar’, é necessário selecionar opções que colem o valor das células para habilitar as opções abaixo diferentes de ‘Nenhum’ da área intitulada ‘Operação’.

Descrição dos itens de operação.

Selecione a opção ‘Ignorar em Branco’ para evitar substituir na área de colagem células sem nenhum dado. Para inverter os valores das colunas para as linhas e vice-versa selecione a opção ‘Transpor’. Também é possível fazer com que os dados colados acompanhem as células copiadas em tempo real para serem alteradas automaticamente junto delas clique em ‘Colar Vínculo’.

Cupons de desconto TecMundo: