O Office 2007 apresenta o recurso SmartArts, uma mudança radical e extremamente eficiente de inserir elementos gráficos em seus documentos, deixando-os muito mais atraentes e bem desenvolvidos.

Para inserir um elemento gráfico através do SmartArts, primeiro acesse a guia “Inserir” e, em seguida, clique na opção “SmartArts”, que se localiza no grupo “Ilustrações”.

Na janela exibida, o primeiro passo é escolher o tipo de gráfico que você deseja. Os modelos são exibidos à esquerda e divididos em lista, processo, ciclo, hierarquia, relação, matriz e pirâmide. No meio, já é possível visualizar um esboço do modelo. Clicando sobre um modelo, uma descrição é exibida à direita. Depois de escolher o modelo mais apropriado, basta clicar em “OK”.

Acesse a guia

Escolhendo o modelo do gráfico.

O gráfico será inserido no documento, e você vai utilizar um assistente para a inserção de textos. Você pode inserir textos clicando diretamente sobre cada elemento do gráfico ou então utilizando o menu que fica acessível através de duas setas ao lado do gráfico inserido (essas setas são exibidas quando o gráfico é selecionado.

O tamanho do texto é automaticamente ajustado à área disponível no modelo. Portanto, é importante levar em consideração as limitações de cada modelo gráfico.

Duas maneiras para inserir texto.

Ao clicar no gráfico ou em um elemento dele, um novo menu é exibido. Ele contém duas abas para você alterar o design do gráfico ou formatar as informações já inseridas. Cada elemento pode ser editado individualmente.

Repare nas duas guias que aparecem.

Na guia “Design”, você pode alterar e adicionar novos elementos, alterar a ordem de exibição deles e até mesmo elevar ou rebaixar o nível de cada elemento, criando ótimos efeitos de apresentação. Experimente mudar as cores do gráfico e também outros recursos de estilo (ambos podem ser mudados no grupo “Estilos de SmartArt”).

Também é possível alterar de modelo, escolhendo outro pertencente àquele mesmo menu inicial para a inserção de gráficos. Isso pode ser feito no grupo “Layouts”.

O menu de design.

Já na guia “Formatar”, você altera elementos do gráfico individualmente. Aumente ou diminua o tamanho de um elemento, crie contornos e preenchimentos, etc.

O menu de formatação.

Dica

É possível escrever uma lista com marcadores ou então qualquer conteúdo de texto e depois inserir o SmartArt. Para isso, copie o texto que você deseja utilizar, acesse a guia “Inserir” e, por último a opção “SmartArt”.  Cole o texto no campo para inserção de texto e faça os ajustes necessários.

Cupons de desconto TecMundo: