O Excel é um programa tão importante que quem o domina leva vantagem até mesmo no currículo profissional. Através dele é possível criar planinhas, bancos de dados, gráficos, apresentações e mais. Muito utilizado para manter as despesas de casa ou da empresa sob controle, além de tantos outros fins.

Todo mundo deveria entender um pouco do Excel. Pelo menos o básico. Mas tem gente que se assusta com sua interface, pensa que é muito complicado e logo desiste. Se você é assim, está enganado quanto à dificuldade do programa. Neste artigo, não iremos ensiná-lo muito, porém anunciaremos algumas dicas básicas que poderão facilitar seu trabalho.
Aprenda a ocultar o conteúdo no programa
Os passos citados a seguir podem ser praticados principalmente em casos de trabalhos que necessitam de maior segurança, quando você está guardando algo que prefere que mais ninguém tenha acesso.


Ocultando planinhas

Veja como é extremamente simples fazer essa ação. As guias ficam localizadas no canto inferior esquerdo do programa, como na imagem a seguir:

Canto inferior esquerdo

Basta clicar com o botão direito do mouse sobre a planilha que você pretende esconder e então selecionar a opção "Ocultar".

Função simples que não possui segredos

Note que a "Plan3" sumiu no exemplo:

A planilha 3 acaba de se esconder

Agora para voltar a exibir a guia, clique com o botão direito em um outra visível e selecione "Reexibir".

Voltar atrás é fácil!

Uma janela abrirá para você escolher qual planilha oculta você quer exibir novamente.

Escolha a planilha que você deseja reabrir

Ocultando células

Primeiro selecione as células que você pretende ocultar. Em seguida, clique com o botão direito do mouse e selecione "Formatar células...".

Artigo especial para usuários do Baixaki!

Dentro da nova janela, selecione, na guia "Número", o item "Personalizado". Agora onde há o espaço "Tipo:" insira três ponto-e-vírgulas (;;;), como na imagem abaixo:

Não tenha medo de entrar nas formatações.

Clique em OK e pronto. Para voltar ao normal, selecione a mesma área que foi escondida, clique com o botão direito e vá novamente em "Formatar células...". Na aba "Números", escolha a categoria "Geral" e clique OK. Está feito!

Assim o a informação personalizada volta ao comum

Ocultando linhas e colunas

Essa função é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é selecionar a(s) linha(s) ou coluna(s) que você quer esconder, clicar com o botão direito do mouse e clicar em "Ocultar".

Selecione uma coluna para escondê-la!

Para voltar a mostrar uma linha ou coluna, você precisa selecionar a linha/coluna anterior e a posterior á que foi oculta. Por exemplo, se a Coluna B foi escondida, então você deve selecionar e coluna A e a coluna C, e então clicar com o botão direito do mouse e ativando a opção "Reexibir".

Selecione as colunas laterais para salvar a do meio

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