Como se preparar para concursos públicos usando o Evernote

3 min de leitura
Imagem de: Como se preparar para concursos públicos usando o Evernote
Imagem: Evernote Blog

Sinônimo de estabilidade contratual e de bons pagamentos, os concursos públicos são visados por muitos brasileiros que pretendem melhorar de vida. Com isso, aumenta a disputa por cada vaga, o que torna ainda mais importante realizar uma boa preparação para encarar a etapa de provas.

Ciente disso, o Evernote preparou um pequeno guia com dicas de como usar o programa para aprimorar seus estados, usando como base o livro “Sucesso nos Concursos de A a Z”, do professor e servidor público Fernando Mesquita. Ao todo, são oito conselhos que, se bem empregados, podem fazer toda a diferença em seu futuro profissional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1) Crie uma nota-sumário

A criação de uma nota-sumário permite acumular todas as informações importantes relacionadas ao concurso do qual você está participando. Ela pode trazer informações administrativas (boletos, local de prova e comprovantes de inscrição, por exemplo), dados financeiros (custos de materiais, preços de deslocamento e estadia), organização de materiais e de aulas, separação de conteúdos de provas e qualquer outro objetivo.

Para facilitar seus estudos, coloque a nota-sumário em sua lista de atalhos e recorra a ela sempre que isso se mostrar necessário. Com isso, sua produtividade nos estudos deve aumentar em muito.

2) Use links externos e internos

Em vez de colocar todas as informações de páginas da internet em suas anotações, apele para links para tornar seus estudos mais ágeis. Em vez de colocar todo o conteúdo, você pode simplesmente inserir um trecho e copiar o endereço para a página original em uma espécie de “Veja Mais”.

Para isso, basta copiar o link na barra de navegação e colar na nota – diretamente ou em um determinado termo. No Windows, você pode selecionar qualquer texto e pressionar o atalho “Ctrl+K” e colocar o link desejado na janela que se abre.

3) Use lembretes

Concursos públicos geralmente envolvem muitas datas: lançamento de editais, prazo para pagamento de inscrições, dias de provas, gabaritos e recursos — isso sem contar resultados e nomeações. Através do sistema de lembretes do Evernote, você cria uma forma de nunca se esquecer de nenhum evento importante.

Com o calendário Sunrise — aplicativo que funciona em conjunto com o software — você pode visualizar todos os seus lembretes em uma interface semelhante à de calendários tradicionais.

4) Use a extensão Webclipper

A Webclliper é uma extensão para navegadores que permite salvar conteúdos da internet diretamente nos cadernos do Evernote. Através do próprio aplicativo você seleciona o caderno e as etiquetas utilizadas e pode adicionar comentários, anotações e diversos lembretes ao conteúdo gravado.

5) Separe seu conteúdo programático em notas

Além de usar notas-sumário para separar os conteúdos a serem estudados, você pode adicionar checkboxes adicionais para saber quais deles já foram vistos. Assim, sempre que você iniciar sua revisão disciplinar, já sabe exatamente onde começar — algo que se torna ainda mais simples com o auxílio do sistema de links do Evernote.

6) Use cadernos e etiquetas com inteligência

A organização por etiquetas (tags) pode se mostrar mais eficiente do que separar conteúdos por diferentes cadernos. A principal diferença é que, enquanto uma nota pode pertencer a somente um caderno, ela pode contar com infinitas etiquetas — algo que pode parecer pequeno, até o momento em que uma anotação adquire múltiplos contextos.

Ao usar etiquetas, você pode adicionar quantas delas quiser sem mover fisicamente suas anotações. Uma sugestão seria criar as tags “Aulas PDF” — a partir daí, você pode criar uma marcação específica a cada disciplina (“Direito Constitucional”, “Português” ou “Regimento Interno”, por exemplo). O mesmo pode ser feito quando surgir um novo concurso ou para identificar em quais deles o material reunido foi utilizado.

7) Use ferramentas de pesquisa

Além de procurar por termos específicos dentro de suas notas, o Evernote consegue trabalhar com parâmetros como data de produção ou de atualização de um texto. Além disso, o aplicativo encontrar imagens ou PDFs anexados e tags empregadas em seu trabalho, chegando ao ponto de até mesmo identificar textos dentro de imagens.

8) Compartilhe materiais

Usuários Premium do Evernote podem compartilhar cadernos e notas através de links públicos, enquanto usuários comuns podem enviar conteúdos por email para qualquer pessoa. Com isso, você evita que colegas de sala peguem seus materiais físicos emprestados, podendo enviar a eles conteúdos solicitados sem ter que interromper ou diminuir seu ritmo de estudos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.