A Evernote anunciou nesta semana duas importantes novidades para quem gosta de plataformas voltadas para o ambiente profissional. Além de uma remodelação na interface online do site, a empresa trará um novo aplicativo para os smartphones e computadores dedicado para o meio corporativo com amplas ferramentas de edição e colaboração: o Work Chat.

A reestruturação da plataforma nos navegadores foi pensada para trazer mais foco para o espaço de trabalho. “Ele foi construído para eliminar as distrações”, comentou o CEO Phil Libin durante a conferência da empresa nesta quinta-feira. Isso significa que os efeitos de navegação serão escondidos quando o usuário estiver escrevendo, voltando a aparecer quando ele terminar o seu trabalho no documento.

A outra grande novidade da empresa se concentra no trabalho colaborativo com o aplicativo Work Chat. Pensando em eliminar a necessidade de anexos e emails, o programa traz uma plataforma pela qual os funcionários podem editar simultaneamente os documentos e acompanhar a edição em tempo real dos seus colegas, possibilitando uma comunicação instantânea durante os projetos.

O espaço ainda possibilitará que cada um acompanhe quem está editando os documentos por meio de pequenas fotos e uma lista no aplicativo, abrindo um sistema de mensagens para que os usuários possam conversar entre si.

“Nós estamos tentando quebrar com a tirania da caixa de entrada, aquelas longas listas de mensagens que você nunca passará”, comentou Libin. O programa estará disponível até o final do ano tanto para os aparelhos móveis (Android e iOS) quanto para os computadores (PC e Mac).

Cupons de desconto TecMundo: