Uma imagem vale mais do que mil palavras? E um emoji? Alex Goldmark, produtor do programa NewTechCity, da rádio WNYC, nos Estados Unidos, resolveu fazer uma experiência desafiadora com a sua namorada, Liza. Por um mês, eles usaram somente emojis em suas mensagens no smartphone. A ideia era saber se eles se comunicariam melhor ou pior sem palavras.

Para sobreviver ao mês, o casal, junto há quase dois anos, recorreu ao aplicativo de mensagens WeChat. Segundo Goldmark, o app tem um grande número de emojis disponível e permite ainda que o usuário compre novos desenhos animados, chamados de Stickers, para facilitar a comunicação.

Para começar, cada um escolheu um emoji para representar a si próprio. Isso permitia frases com o pronome “eu”. A partir daí, eles tentavam estabelecer uma sintaxe básica.

Emojis ajudaram a comunicar emoções

Ao final, Liza e Alex concluíram que emojis não são muito bons para a expressão de pensamentos complexos e pedidos. Palavras fizeram falta na hora de avisar que era necessário ir ao supermercado, por exemplo.

Por outro lado, o recurso é ótimo para comunicar emoções. O casal começou a enviar mensagens mais afetivas com o uso apenas dos desenhos. A experiência parece ter valido a pena para melhorar o romance. “Meu vocabulário emocional cresceu um pouco e os emojis me ajudaram a dizer mais”, garantiu o produtor. 

Cupons de desconto TecMundo: