Tecnologia de detecção para voleibol é aprovada em teste oficial

1 min de leitura
Imagem de: Tecnologia de detecção para voleibol é aprovada em teste oficial

O disputado confronto na noite de quinta (28) entre o São Bernardo e o Sesi-SP foi definido somente no tie-break, quando o time visitante conquistou a vitória. Apesar do grande jogo que acontecia na quadra, a disputa ficou em segundo plano, já que pela primeira vez em uma partida oficial estava em teste a tecnologia Penalty D Tech, desenvolvida pelo Grupo Cambuci, detentor das marcas Penalty e Stadium, em parceria com a 3R Corp, empresa especialista em projetos de visão robótica de alta precisão, responsável pelo desenvolvimento da solução.

Fruto de um investimento de US$ 5 milhões, gastos essencialmente em pesquisa e desenvolvimento, a tecnologia Penalty D Tech é baseada na composição de um software proprietário da Cambuci composto por um sistema de captura de imagens.  Ou seja, se a bola cai em zona de dúvida, simultaneamente é possível identificar se está dentro ou fora da quadra, pois a informação é enviada em tempo real ao dispositivo de imagem da mesa da delegação e do juiz principal. Na noite desta quinta-feira, o árbitro Flávio Campos identificava instantaneamente uma luz vermelha sempre que a bola caía fora da quadra.

O desempenho da solução foi acompanhado de perto pelo vice-presidente da FIVB (Federação Internacional de Volleyball), Saul Castro Verdugo, que irá encaminhar um relatório à comissão de arbitragem da entidade. Para Emerson Shiromaru, formado em Engenharia Calçadista e responsável pela área de Inovação e Tecnologia da Cambuci, o resultado foi positivo. “A 3R Corp foi contratada pela Cambuci para desenvolver o sistema Penalty D Tech e os cientistas da 3RCorp tornaram o sistema realidade. Em alguns lances cruciais do jogo, o sistema pôde auxiliar o árbitro a tomar a decisão com mais segurança e tudo isso em tempo real. Apresentamos a solução funcionando à FIVB em uma partida oficial e não tivemos nenhum problema”, comemora o executivo.

Cabe ressaltar que o sistema é inédito no mundo, desde a sua concepção, mantendo-se atualizado conforme a comprovação apresentada em Relatório Técnico emitido pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Da forma como foi concebido, o sistema Penalty D Tech leva apenas 60 minutos para ser instalado e sua remoção é simples e imediata após o término da partida.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.