Alô, Galvão: nova tecnologia promete narradores artificiais

1 min de leitura
Imagem de: Alô, Galvão: nova tecnologia promete narradores artificiais

Ao assistir uma partida de futebol ou basquete, mesmo o fã mais fanático por esses esportes em algum momento tem dificuldades em identificar algum jogador. A situação fica ainda mais complicada para técnicos e juízes, cuja profissão depende de saber a localização e as ações de cada um dos atletas em campo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Essa dificuldade pode ser totalmente eliminada por um sistema desenvolvido por cientistas da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça. Usando oito câmeras de vídeo comuns ligadas a um computador com software especial, os pesquisadores desenvolveram uma técnica que segue e mostra o número e nome de cada um dos jogadores em campo em tempo real.

Técnica complexa

A organização das câmeras de vídeo é feita da seguinte forma: duas em cada lado do campo, duas olhando para a ação de um ângulo superior e outras duas que capturam zooms dos atletas. As informações são transmitidas a um computador comum, que roda três algoritmos cujas funções se complementam entre si.

(Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

O primeiro divide o campo em uma grade constituída por vários quadrados, removendo fundos neutros como grama, madeira e torcedores – o que sobra é considerado como sendo um atleta, o que permite que o sistema detecte suas posições. Já o segundo é responsável por estabelecer relações entre cada pessoa em campo, registrando trajetórias para cada um.

Por fim, o terceiro algoritmo atribui nomes e números a cada jogador, sobrepondo as informações às imagens vistas em uma tela. Embora métodos semelhantes já existam, a novidade se destaca por dispensar o uso de qualquer acessório adicional, como os famosos chips RFID.

Atualmente, o sistema da EPFL está sendo testado em partidas de basquete, embora seus criadores afirmam que a técnica funciona igualmente bem em qualquer esporte. A novidade também poderá ser aplicada em sistemas de segurança, seja na identificação de clientes em um banco, pedestres que passam por uma rua ou carros que trafegam acima dos limites de velocidade em vias públicas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.