Roupa inflável salva surfistas de possíveis afogamentos

1 min de leitura
Imagem de: Roupa inflável salva surfistas de possíveis afogamentos

Em 2010, o surfista Shane Dorian sofreu um dos piores acidentes de sua carreira enquanto praticava na Califórnia. Após ser derrubado por uma onda, ele foi empurrado para 25 metros abaixo do nível do mar, onde foi arrastado pela corrente e quase se afogou, o que encerraria para sempre sua carreira ou até mesmo sua vida.

Tal experiência fez com que o profissional entrasse em contato com o designer Hub Hubbard, que, junto com a Billabong e a Mustang Survival, desenvolveu o V1 Wetsuit. Da mesma forma que um colete salva-vidas de um avião, a nova roupa possui um reservatório com CO2, responsável por inflar parte do tecido utilizado em situações de risco.

Sem previsão de lançamento

Dorian já testou a novidade em situações reais e afirma que o dispositivo realmente faz diferença na segurança de surfistas profissionais. Segundo ele, o tempo máximo que ficou debaixo d’água após acionar a roupa de proteção foi de somente 10 segundos, insuficiente para provocar qualquer tipo de afogamento.

(Fonte da imagem: Reprodução/Vimeo)

Até o momento, a V1 ainda não está disponível para venda, e não há nenhuma previsão de quando outros surfistas profissionais ou amadores terão acesso à novidade. A expectativa é que não demore muito para que a roupa seja produzida em larga escala, embora deva sofrer algumas mudanças de design e passar por uma bateria de testes mais compreensiva antes que isso aconteça.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.