Desenvolvido por Sebastian Pijnappel, o Adidas Wearable Coach é um projeto em fase experimental que promete melhor a performance de jogadores de baseball – em especial a dos lançadores. O dispositivo, que pode ser vestido como uma roupa comum, associa sons a movimentos para ajustar a forma como lançamentos são realizados.

Conforme o atleta faz tentativas de lançamentos consecutivas, o dispositivo toca uma melodia que indica quando alguma etapa foi feita de forma incorreta. Caso a ação ocorra da maneira esperada, a música é reproduzida da forma apropriada. O objetivo da invenção é permitir o desenvolvimento mais veloz da memória muscular, fazendo com que o jogador se policie mais rapidamente sobre os movimentos corretos que deve realizar.

Após construir um protótipo do aparelho, Pijnappel pediu que quatro jogadores realizassem uma série de experimentos com a invenção. Apesar da pequena base de testes, o designer afirmou que o aparelho aumentou significativamente o desempenho de três dos participantes, algo que, segundo ele, mostra que o retorno auditivo é uma ferramenta importante para o treinamento de atletas cujo potencial merece ser explorado mais a fundo.

Cupons de desconto TecMundo: