Estudante cria mesa inteligente que ensina você a jogar Ping-Pong [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Estudante cria mesa inteligente que ensina você a jogar Ping-Pong [vídeo]
Imagem: Thomas Mayer

Se você sempre sonhou em ser um jogador profissional de tênis de mesa ou Ping-Pong, uma nova mesa interativa criada pelo estudante alemão Thomas Mayer promete ser de grande ajuda – seja para novatos nesse mundo ou para veteranos em busca de melhorar suas habilidades.

Mas o que há de interessante nela? Simples: com a ajuda de sensores, a mesa é capaz de identificar cada jogador e trazer diversas informações detalhadas sobre ele, que são projetadas sobre a mesa como uma grande tela de toque. Não limitando-se a isso, o aparelho ainda consegue criar padrões diversos na superfície, que dificultam a partida e forçam os jogadores a treinar sua mira e concentração.

Entre os dados mostrados pelo aparelho estão desde uma pontuação geral do jogador e sua taxa de vitórias e derrotas, com direito a um ranking de seus maiores rivais, a dados mais específicos, como seus níveis de ataque, defesa, estabilidade, saque, força e resistência. Esse software até mesmo mostra seu desempenho geral durante os dias em que jogou, para que você acompanhe quando foi melhor (ou pior) do que o normal.

Achava que isso era tudo? Nem de longe. Como mostrado no vídeo acima, a mesa interativa possui diversas outras funções, como um calendário de treinos e outras possibilidades de exibição de suas pontuações. Tudo o que você precisa fazer para ativar o aparelho, aliás, é colocar sua raquete sobre a mesa; o programa, vale notar, pode ser usado pelos jogadores de ambos os lados da mesa simultaneamente.

O projeto, segundo Mayer, começou como um simples projeto escolar, que tinha como objetivo acompanhar em tempo real o movimento de uma bolinha de Ping-Pong e trazer dados para a visualização dos jogadores. Durante a criação da interface, no entanto, Thomas notou que as aplicações dessa tecnologia não precisavam se limitar a exibir informações, mas também projetar obstáculos na superfície da mesa e ser usado como um treinamento.

Um exemplo do software em funcionamento. As informações são exibidas diretamente na superfície da mesa através de projetores

Mesmo sendo algo com um objetivo inicialmente simples, o resultado é realmente impressionante, tamanho o número de informações e possibilidades de treino que o aparelho oferece. Torçamos que ele se torne um produto de verdade, um dia desses, e passe a ser algo comum para o treinamento de jogadores desse esporte.

Qual foi o uso mais interessante que você já viu da tecnologia nos esportes? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.