Erro 404: Murphy, seu cão sarnento

6 min de leitura
Imagem de: Erro 404: Murphy, seu cão sarnento

Não importa no que você acredita. Existe uma lei universal que está acima de todas as outras e que, certamente, já afetou você em algum momento de sua vida. Estamos falando da fatídica Lei de Murphy, aquela que prega que se algo tem probabilidade de dar errado, certamente dará.

No mundo tecnológico, não é diferente. Computadores e gadgets das mais variadas espécies estão suscetíveis a apresentarem problemas a qualquer momento e, acredite, se isso acontecer, será no momento mais inoportuno possível.

Se você se acha mais desafortunado do que um torcedor do Palmeiras uniformizado, caminhando em meio a uma multidão de corintianos prepare-se para se associar ao Clube dos Azarados, um lugar onde tudo aquilo que é mais improvável acontece. Com você, é claro.

Se um download der problema, será em 99%

Download não funciona?

Tente baixar um arquivo com mais de 1 GB. Apenas tente, porque alguém azarado como você, certamente não conseguirá. E, obviamente, o problema não será detectado logo de cara. Será preciso baixar quase todo o arquivo, mais precisamente 99%, para que o problema apareça.

Da mesma forma, não espere que o problema ocorra com arquivos pequenos que você pode baixar rapidamente. Murphy só ataca quando há uma real oportunidade de sacaneá-lo. Parafraseando uma máxima do futebol, “o download só termina quando acaba”. Afinal, para que facilitar as coisas se Murphy pode complicar?

Se o produto estragar, será um dia após o final do prazo de garantia

Não importa qual seja o prazo de garantia do produto que você acabou de comprar. Também não faz diferença alguma adquirir ou não uma garantia estendida. Se a peça apresentar algum problema, ele somente se manifestará após o final do prazo de todas as garantias possíveis.

Mas calma, há uma remota esperança. Ao levá-lo na assistência técnica, quando você tentar fazê-lo funcionar diante do atendente, milagrosamente ele vai funcionar. Sim, você ficará com cara de tacho na frente do técnico, explicando pela quinta vez o problema. Murphy, em algum lugar, estará com um sorriso maroto no rosto.

Se a luz acabar, você perderá o seu trabalho

A luz acaba e sobra pra você

Coincidências acontecem e Murphy adora todas elas. Repare que, quando você estiver fazendo um trabalho de escola ou mesmo digitando um texto importante no Word, do nada, começará a chover. E, no primeiro raio, a energia vai acabar e o seu texto vai cair no limbo virtual.

Sim, é claro que há opção de salvar automaticamente em pequenos intervalos de tempo ou ainda recuperar o texto perdido. Mas nem se dê ao trabalho. Nenhuma delas funcionará com você e a parte mais importante dos seus caracteres se perderá. Murphy aprova o retrabalho.

Se você for postar um comentário, o formulário fará com que você perca o texto

Você está navegando pela internet e se depara com um texto divertido, uma imagem bacana ou mesmo uma discussão produtiva. Seu primeiro impulso é o de escrever um comentário. E você escreve, escreve, escreve... Ao clicar em “enviar”, vem a surpresa. Por alguma razão misteriosa, o formulário está limpo e o que você escreveu foi perdido para sempre.

Murphy adora situações como essa. E nem adianta tentar ser inteligente e copiar o texto para o Word antes de postar. Ao pressionar CTRL + C seu computador travará e você não só perderá o texto como todas as tarefas em execução, precisando reiniciar o PC.

Se você abrir um site inapropriado no trabalho, seu chefe perceberá

Playboy alusiva ao filme Tron

Sim, sabemos que você é uma pessoa que não acessa sites inapropriados no trabalho. Você é um funcionário exemplar. Porém, aquele link que você recebeu no Twitter, e que parecia tão inocente, estava repleto de fotos de mulheres seminuas. É claro que, naquele exato momento, seu chefe passou por ali e teve a mesma visão que você.

Murphy gosta de colocar as pessoas erradas, na hora errada, para que elas presenciem aquilo que deveria ficar escondido. Sua imagem irá por água abaixo, independente do link que você clique. Nem é preciso dizer que a sua mais nova fama se espalhará pelo escritório tão rápido quanto um surto de gripe.

Se funcionar para os outros, não funcionará para você

Outra peça comum que Murphy gosta de pregar nos usuários é a do mistério. Sim, sabe aquele programa que o seu colega baixou e funciona perfeitamente no computador dele? Pois no seu PC, que tem as mesmas configurações, não funcionará.

Não há explicação alguma para isso. Codecs, scripts ou formatação, nada será capaz de fazer com que o aplicativo em questão seja executado na sua máquina. O mistério jamais será resolvido e você, frustrado, não poderá fazer nada. Triste, não?

Se baixar um arquivo, não o encontrará em seu PC

Muita bagunça e pouca localização

Se você é organizado, deve ter uma pasta específica no PC para acessar seus arquivos baixados. Porém, ainda assim, alguns downloads misteriosamente irão parar em pastas ocultas ou de acesso remoto, que você não terá a menor ideia de como localizar.

Para completar, Murphy costuma nomear esses arquivos com códigos numéricos sem nenhuma relação como o nome do programa em si. Mas fique tranquilo. Meses depois, quando você menos esperar, ele estará por ali, num lugar tão óbvio que fará você arrancar os cabelos de raiva.

Se o arquivo estiver compactado, terá senha e você não saberá qual é

Não basta baixar um arquivo compactado. É preciso poder abri-lo para curtir as músicas, vídeos e imagens disponíveis nele, certo?  Pois, se esse for o seu caso, saiba que certamente ele estará protegido por uma senha que, obviamente, você não saberá qual é.

Não adianta procurar em sites, fóruns especializados e mesmo na fonte de onde você baixou. Você não encontrará. Restarão duas opções: procurar o mesmo arquivo em outra fonte ou desistir. Opte pela segunda e Murphy celebrará mais uma vitória em seu currículo.

Se você comprar um produto novo, será danificado nos primeiros dias

(Fonte da imagem: Padgadget)

Você usa o notebook no colo a vida inteira, come diante do computador, carrega seu tablet com uma mão só e nunca teve problema algum. Contudo, experimente comprar um produto novo. Em menos de três dias, você o deixará cair no chão ou vai derramar café sobre ele.

Abalado, você pode até se perguntar: “Por que isso não aconteceu com o meu computador velho”? A resposta é única e simples: é a Lei de Murphy. Se algo der errado, será justamente o seu computador novo o escolhido. Simples assim. Ou seja, melhor se precaver desde já.

Se você comprar um produto moderno, dias depois ele estará defasado

Os ciclos de vida dos produtos estão cada vez menores. Por isso, é natural que, ao comprar uma nova tecnologia, em poucos meses ela já esteja defasada. Contudo, no seu caso, a situação é um pouco pior. Na hora em que você compra um produto top de linha, forças ocultas levam essa informação até os fabricantes.

Em menos de uma semana, vem o anúncio: seu produto está defasado, deixará de ter atualização em breve e, em questão de semanas, estará obsoleto. Funcionando, mas ultrapassado. O mesmo não acontece com o produto similar que você não comprou. Ou seja, o azar é só seu.

Estamos de olho...

Proteja-se. Esconda-se. Não importa o que você faça, Murphy está por aí, sempre disposto a colocar as suas leis em prática. E, uma vez que você seja o escolhido, sucessivamente os azares se repetirão, até que outro “felizardo” fique incumbido da tarefa de carregar o fardo.

Enquanto isso, relaxe e aproveite a experiência. Afinal, com tantas coisas dando errado em sua vida, nada melhor do que aproveitar esse período de nuvens negras para aprender a como levar infortúnios como esses na esportiva.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.