Erro 404: Ricos, sarados e inteligentes

5 min de leitura
Imagem de: Erro 404: Ricos, sarados e inteligentes

“Moreno alto, bonito e sensual. Talvez eu seja a solução dos seus problemas”.  A letra da música “Amante Profissional”, que foi sucesso nas emissoras de rádio nos anos 80, não fala sobre o comportamento de muitos usuários em sites de relacionamento e salas de bate papo, entretanto poderia muito bem servir perfeitamente para descrever muitos perfis.

Ricos, sarados, inteligentes e dispostos a solucionar qualquer problema amoroso ou carência emocional, os perfis que você encontra nos chats virtuais são a síntese de um mundo perfeito, ressaltando e ampliando apenas as características positivas das pessoas, como se todo mundo fosse lindo.

Acredite, se você já conversou com alguém em um chat ou adicionou um perfil numa rede social apenas pela aparência, tenha certeza de que a probabilidade de ter sido enganado é muito grande. Quer virar o jogo? É hora de aprender como construir (ou desconstruir) um perfil ideal, daqueles de deixar Brad Pitt ou Megan Fox morrendo de inveja!

Baixaki entra na sala...

Você já passou por uma situação como essa em um chat?

O primeiro passo para construir o perfil ideal é escolher um bom apelido. Embora os chats estejam infestados de nomes com conotação pornográfica, algumas variações são tão clichês que ninguém mais acredita. Fuja de nomes como “Fulano gatinho”, “Beltrano sarado” ou “Ciclano gostoso”. É óbvio que eles não são verdadeiros.

Prefira um nome mais neutro. Se você não quer utilizar o seu, escolha outro que não faça referência direta a sua suposta beleza. Se você estiver em uma rede social, o nome terá pouca importância na hora da escolha. O ideal é ficar de olho na foto principal que você vai colocar parta ilustrar sua página.

No caso das mulheres é muito mais fácil. Basta apenas dizer que é mulher e pronto. Dezenas de marmanjos farão questão de cortejar você das maneiras mais criativas possíveis, fazendo com que o Pedreiro Online pareça um mero amador.

É você na foto, seu lindo?

Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça!Se na maioria dos chats a foto é um mistério a ser revelado somente após a conversa engrenar e você se sentir confiante a ponto de passar o MSN para outra pessoa, nas redes sociais ela é o cartão de visita que determina a quantidade de seguidores que irão te adicionar todos os dias.

Entre os homens, as mais comuns são aquelas em que eles aparecem sem camisa, de óculos de sol, mostrando um detalhe do corpo que os faz parecer um “pedaço de mau caminho”. É sério. Em certas comunidades do Orkut é fácil encontrar ao menos uns cinco “mister universo” em cada página. Fotos tiradas na frente do espelho também já estão ultrapassadas.

Que tal ser você mesmo e encontrar um foto bacana onde você aparece sorrindo? Não precisa ser uma foto daquelas de “book profissional”, porém, você não precisa apelar e mostrar que tem o maior trapézio da sua cidade quando, na verdade, você não passa de uma cara comum.

Fique de olho também no aspecto da foto. Segundo uma pesquisa realizada pelo site de relacionamentos Ok Cupid, as fotos exibidas em um perfil principal tem em média 3 meses de defasagem em relação à data que foram tiradas. Até aí tudo bem. O pior é quando a garota coloca uma foto dos seus 18 anos e na realidade já passou dos 40.

Uma dica para identificar a fraude: baixe a foto e abra ela no Photoshop. No aplicativo há uma opção para conferir os metadados de uma imagem, que podem incluir entre outras informações, a data em que a foto foi tirada. Você perceberá que nem tudo que reluz é ouro.

E como você é?

Gente bonita por toda parte

Se as aparências enganam, o que dizer então das coisas que você lê a respeito de outra pessoa escritas por ela mesma. Pode ter certeza: se o cidadão em questão foi baixinho, gordão ou for feio ele jamais escreverá isso em seu perfil.

As descrições mais clichê são as de corpo atlético, sarado e esbelto. Os perfis ideais gostam ainda de praticar esportes, se alimentam de maneira saudável, são inteligentes, têm vida financeira estável, são baladeiros de plantão e o melhor de tudo: estão sozinhos em busca de uma alma gêmea.

Se você se comoveu com a descrição a ponto de chorar ou achar que a figura em questão é o seu príncipe encantado, pode apostar que está em apuros. A mesma pesquisa realizada pela Ok Cupid aponta que os usuários tendem sempre a aumentar a altura para se encaixar num perfil médio desejado.

Os homens colocam números entre 1,75 m e 1,85 m. Já as mulheres colocam valores entre 1,60 m e 1,70 m. A mesma pesquisa apontou ainda que as garotas que indicam alturas maiores do que 1,80 m tem mais dificuldade para receber propostas de interessados em seus perfis. Será que os homens não estão à altura delas?

Em termos financeiros, a mentira costuma ser 20% maior do que a realidade. Assim, ao lado de uma foto atraente de um jovem ao volante de um carro importado – que pode nem ser dele – os números que podem indicar uma situação financeira estável podem ser tão falsos quanto uma cédula de 200 reais.

Quer teclar? Tem MSN? Orkut?

Quero te ver! Você tem cam?

Nem pense em entrar numa sala de bate papo se você não tiver Orkut e MSN. Esses são pré-requisitos básicos para que você consiga teclar por mais de um minuto com qualquer pessoa. Depois de descobrir de onde você é e qual é a sua aparência, as próximas perguntas certamente serão “você tem foto?”, “tem Orkut?” ou “tem MSN?”.

O pretexto, na maioria dos casos, é que pelo MSN é possível ter mais privacidade. Pode até ser verdade, mas por outro lado você terá a sua privacidade invadida por alguém que mal acabou de conhecer e não tem certeza se está falando a verdade ou não.

Além disso, muitos dos perfis de chats adicionam no próprio apelido o complemento “com webcam”. A menos que a pessoa seja muito exibicionista, a intenção real dela é ver você na webcam e não o contrário. Seduzidos pela curiosidade, muitos usuários inocentes acabam caindo na conversa e se dão mal.

Topando qualquer parada

Encontrar alguém que fale a verdade num chat: missão quase impossível.

Segundo a pesquisa realizada pelo site Ok Cupid, 80% dos usuários que se classificam como bissexuais na verdade estão interessados em apenas um dos sexos. O rótulo é utilizado somente como uma forma de mostrar um espírito mais aventureiro, com a mente aberta e disposto a conhecer um pouco de tudo.

A explicação é que, ao ver um usuário se expondo, ainda que a informação não seja necessariamente correta, a reação imediata de quem lê o texto é a de dar certa dose de credibilidade à fonte, pelo simples fato de ela parecer mais ousada.

Por isso, se você está em busca de algo específico ou de alguém especial tome muito cuidado. A regra básica é: não acredite em tudo que você lê e nem mesmo em tudo o que você vê. Não é porque alguém diz que é lindo e musculoso que você precisa acreditar. Ou vai dizer que você também nunca mentiu apenas para parecer um cara mais maneiro na internet?

.....

Você já foi enganado por algum perfil na internet que parecia mais bonito na descrição e nas fotos do que na vida real? Compartilhe as suas aventuras no mundo virtual no espaço de comentários.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.