Erro 404: E se a manipulação genética se tornasse popular?

4 min de leitura
Imagem de: Erro 404: E se a manipulação genética se tornasse popular?

Um dos sonhos da medicina sempre foi manipular a genética do ser humano e, com isso, curar doenças, eliminar doenças genéticas e até mesmo criar seres humanos mais saudáveis. Mas e como isso seria se realmente acontecesse? Nós tentamos imaginar. Veja como poderia ser o relato de alguém que já vive em uma era em que isso é possível.

.....

Felizmente, depois de muitos anos de estudo, os cientistas finalmente conseguiram desenvolver um tratamento simples e relativamente barato para promover modificações genéticas nas pessoas.

A popularização foi rápida e, com isso, o preço desse tipo de modificação acabou diminuindo bastante. Hoje em dia é possível realizar a manipulação genética por valores próximos ao de um implante de silicone, e geralmente pode-se pagar em até 36x no cartão de crédito ou até mesmo no carnê.

O governo federal também investiu na área e o SUS (Sistema Único de Saúde) já é capaz de realizar operações de modificação e melhoria genética. A fila é grande, mas permite que todos tenham acesso garantido. Outro projeto implementado pelo governo há alguns anos foi o “Meu Genoma, Minha Vida”, que oferece financiamentos acessíveis a todos que querem mudar alguma característica de seu corpo.

Nós acompanhamos a história de alguns personagens já beneficiados com a mudança genética e que conseguiram mudar suas vidas substancialmente através desse sistema. Acompanhe.

O entregador

Jorge sofria com alguns problemas crônicos de saúde e isso atrapalhava a sua vida no trabalho. Além de ter constantes dores nas costas, ele nunca conseguia cumprir suas obrigações com perfeição, algo que o incomodava e, principalmente, a seu chefe.

Jorge juntou algum dinheiro e entrou no programa de modificação genética, com a intenção de ficar mais forte. O homem conseguiu o que queria e agora pode ter a força de 80 homens. Consequentemente, suas dores nas costas desapareceram, e Jorge agora consegue carregar todas as sacolas de supermercado em uma única viagem.

O seu aumento de produtividade foi tão incrível que seu chefe desistiu de contratar mais funcionários. Agora, quem faz todo o trabalho pesado é Jorge, que tem orgulho em dizer que é o melhor entregador de compras da região.

A testadora de esmaltes

Sandra sempre sonhou em trabalhar com produtos de beleza. Desde que ganhou o seu primeiro kit de maquiagem, não pensava em outra coisa senão maquiar suas bonecas, suas amigas e até mesmo o pobre Bóris, o São Bernardo da família.

O tempo passou e ela conseguiu um emprego em uma grande fabricante de produtos de beleza (aquela que pertence a um apresentador de TV famoso). Depois de algum tempo trabalhando na empresa, ela foi promovida a testadora de esmaltes. Seria perfeito se não fosse um inconveniente: ela precisava pintar as unhas e remover o esmalte logo em seguida para testar outras tonalidades. Com isso, a acetona (usada para remover a tinta) em excesso prejudicava sua pele.

Para não perder o emprego de seus sonhos, ela entrou no programa de modificação genética (a firma pagou metade da operação) e passou a ter unhas que cresciam constantemente. Assim, não era mais preciso remover a tinta; bastava cortar a unha pintada e logo em seguida uma nova tomava o seu lugar.

A máquina de raio X

Ciro trabalhou grande parte da sua vida em um laboratório de raio X. Isso porque ele realmente gostava do que fazia: adorava ver o interior das pessoas, literalmente. Graças a isso ele sempre foi um profissional muito respeitado em sua área, pois estava constantemente buscando novas maneiras de melhorar o seu trabalho.

Quando o programa de modificação genética se popularizou, Ciro foi um dos primeiros a se inscrever. Marcou a operação e se preparou. Contudo, ele não tinha muito dinheiro, por isso acabou optando por uma modificação mais básica. Sua vontade era poder ter visão de raio X para não precisar mais de equipamentos. Ele conseguiu, mas, como o orçamento era curto, seu poder especial funciona em apenas um dos olhos... Além de ficar “ligado” 24 horas por dia.

Para resolver esse pequeno problema, Ciro usa um tapa-olhos, que alterna entre os dois dependendo de o que ele precisa no momento. No início, era um pequeno inconveniente, mas com o tempo tudo se ajustou. Ele espera agora poder juntar dinheiro para fazer uma atualização em seu DNA, permitindo olhos que possam ativar ou desativar a visão de raio X conforme sua vontade.

Os indestrutíveis dentes de aço

Valdir sempre quis ser um lutador de MMA. Desde pequeno treinava golpes, chutes e socos em seus irmãos mais velhos, que tinham pena de revidar, já que eram muito maiores que ele. Com o tempo ele treinou muito e conseguiu realizar seu sonho, tornando-se um dos maiores lutadores do mundo.

Porém, ele sempre sofreu com um problema, algo que afetava o seu desempenho durante as lutas. Seus dentes eram muito grandes e projetados para frente, o que fazia com que usar um protetor bucal fosse desconfortável. Era tão ruim que chegava a incomodar o rapaz durante as lutas, fazendo com que seu desempenho sempre ficasse aquém do que poderia.

Quando as modificações genéticas chegaram ao mercado, ele não pensou duas vezes: fez com que seus dentes ficassem sólidos como verdadeiras rochas. Deste modo, ele poderia dispensar o protetor bucal completamente na hora das lutas. A partir daí, Valdir tornou-se um dos melhores lutadores da História, vencendo todas as competições de que participava.

Desde que os projetos de modificação tornaram-se populares, muita gente já mudou completamente de vida. Seja com mudanças simples e triviais até modificações complexas (uma nova moda entre os jovens é adicionar um par extra de braços), futuro promete ser brilhante agora que todos podem ser exatamente o que sempre sonharam.

.....

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e TecMundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

Ilustrações por: André Tachibana

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.