Erro 404: como tirar a selfie perfeita [ilustração]

4 min de leitura
Imagem de: Erro 404: como tirar a selfie perfeita [ilustração]
Imagem: TecMundo

A moda das selfies já chegou faz algum tempo, mas até agora não foi divulgado nenhum estudo de alguma universidade de renome — talvez porque a aceleração de partículas e a cura do câncer sejam mais importantes — para mostrar quais são os melhores modos de se capturar uma selfie perfeita. “Até agora”, porque nós recebemos informações de que isso vai mudar em breve.

Documentos vazados por um estudante da Universidade do Contorno Leste de Pindamonhangaba da Serra (UCLPS) mostram que o Departamento de Expressão Corporal e Narcisismo Aplicado está prestes a lançar um estudo completo sobre o tema. Na publicação, devem constar modos bem simples de como conseguir capturar uma selfie perfeita e que gere muitos likes.

Infelizmente, dos 18 métodos presentes no documento original, apenas cinco deles puderam chegar aos nossos servidores — aparentemente o vazamento foi descoberto e a transmissão foi interrompida antes que os arquivos completos chegassem até nós. Mesmo assim, vale a pena conferir todos os detalhes que foram revelados até agora. Será que sua foto vai ficar melhor?

Modo 1: faça poses

Tirar foto do seu rosto pode ser uma boa solução para ganhar likes em alguns momentos, mas é preciso tomar cuidado para não cansar os seus seguidores com muitas delas repetidamente. Por isso, uma ótima solução é fazer poses diferentes quando estiver em frente à própria câmera. Mas é importante deixar um aviso: ISSO NÃO VALE PARA FOTOS FAZENDO BIQUINHO — a menos que você seja um patinho bonitinho.

Psicólogos do Centro de Pesquisas revelam que os humanos têm o costume de curtir fotos de pessoas que estão em situações divertidas, mas isso geralmente é acompanhado de um pouco de inveja (BEIJO RECALQUE, dizem). Isso significa que aquela sua foto na Torre Eiffel ou bebendo vinho chileno em cima de um vulcão ativo durante a abertura das Olímpiadas será curtida por todos os seus amigos. Mas eles vão falar mal da sua roupa.

Modo 2: seja bonito

Se você é muito bonito, aí não importa a pose que você fizer. Todo mundo vai gostar da sua foto, porque ela vai parecer ter sido produzida por fotógrafos profissionais. Você pode estar com uma camiseta suja de chocolate ou molho de tomate, pode estar com uma espinha de 12 cm de diâmetro na ponta do nariz e pode estar até mesmo com os olhos cheios de remelas...

A foto vai sair boa.

Modo 3:  use uma câmera ruim

Repetindo o que falamos anteriormente: você pode estar com uma camiseta suja de chocolate ou molho de tomate, pode estar com uma espinha de 12 cm de diâmetro na ponta do nariz e pode estar até mesmo com os olhos cheios de remelas... E você inclusive pode não ser bonito, porque a sua câmera é ruim demais para perceber qualquer imperfeição que exista na imagem.

Por isso, uma das principais dicas para quem quer sair bem na foto é essa: usar câmeras péssimas. Pode ser câmera frontal de tablet, pode ser câmera frontal de celular xing-ling, pode ser aquela câmera de nome indizível nesse horário... Só não pode ser uma Nikon, Canon, Brastemp ou qualquer outra que tenha entre 12 e 100% de qualidade comprovada por pessoas que entendem do assunto.

Modo 4: usar filtros pode sim

Às vezes nós não gostamos das fotos que tiramos de nós mesmos. Isso acontece por uma série de fatores que vão desde o mau humor, passam por dificuldade em encontrar um ângulo legal e vão até o fato de a foto não estar boa mesmo. Mesmo assim, há sempre alguma saída bem interessante para corrigir problemas nas fotografias e fazer com que a selfie fique maneiríssima — mais maneira que a palavra “maneira”, inclusive.

Se estivermos falando do Instagram: experimente todos eles até encontrar o mais legal. Se estivermos falando de outro aplicativo: faça a mesma coisa. Se estivermos falando do Photoshop: desligue o computador porque isso já passou dos limites.

Modo 5: seja o James Franco

Ele é ator, roteirista, diretor, professor, músico, poeta, filho do Duende Verde, parece com o Tommy dos Power Rangers, parece com o Tim Buckley, já beijou a Drew Barrymore, já cortou o próprio braço, já fez Moonwalk e já dirigiu um carro enquanto tomava café e fez baliza sem tirar o pé do acelerador. Mesmo assim, James Franco ainda reserva tempo para ser dono de um gigante portfólio de selfies.

E todas as fotos que ele tira são de alguma forma uma piada. Logo, se você for o James Franco, você tem as fotos mais legais de todas e pode fazer o que quiser porque é considerado um ícone da nova geração de artistas. Se você não é o James Franco, mas é um famoso qualquer, você pode até conseguir 12 milhões de likes em uma foto do seu chinelo... Mas não vai ser tão legal!

.....

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e TecMundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

Ilustrações por: André Tachibana

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.