Erro 404: os estagiários do Tecmundo [ilustração]

5 min de leitura
Imagem de: Erro 404: os estagiários do Tecmundo [ilustração]

(Fonte da imagem: iStock)

Quem acessa o Tecmundo com frequência já deve ter visto o vídeo que preparamos alguns anos atrás para mostrar como é a rotina de trabalho aqui na redação. Mas existe algo que aquelas filmagens não mostram... Estamos falando de um submundo em que os funcionários não podem tirar cochilos em redes criadas anatomicamente para melhores ajustes da coluna.

Mais do que isso, trata-se de um ambiente em que não há café infinito, não há lanche, não há glamour e não há glória... Somente dor! Estamos falando de um departamento triste em que somente os mais bravos conseguem sobreviver: o departamento de estagiários.  E eles são muito numerosos — bem, na verdade não são, mas, se considerarmos que cada um trabalha por cinco, as coisas aumentam.

Você quer saber um pouco mais sobre esse departamento? Então fique ligado em tudo o que será mostrado aqui neste artigo. Temos certeza de que você vai encontrar ótimas histórias referentes aos métodos de trabalho dos estagiários do Tecmundo e do Baixaki. Mas, caso você ache que tudo isso é desumano, temos boas notícias... Todos são bem tratados e ganham água limpa e três refeições diárias.

Departamento da culpa

Sabe aquele pequeno erro de português que acabou escapando na notícia de ontem? Ele só existiu por culpa do estagiário! O infográfico que deixou passar uma informação equivocada? Ele só existiu por culpa do estagiário! E a instabilidade no servidor principal que causou lentidão no acesso aos sites? Ela também só existiu por culpa do estagiário. Mas não de qualquer um deles...

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Aqui no Tecmundo os estagiários podem ingressar em carreiras no “Setor de Culpa”, que funciona como um agregador das falhas de tudo o que acontece no Tecmundo e nos sites da mesma empresa. Qualquer reclamação que for feita em relação a notícias, artigos, links ou qualquer outra coisa que seja, os estagiários estarão 24 horas por dia dispostos a assumir a culpa.

Mas é claro que essas pessoas não ficam durante todo o dia aguentando reclamações! Afinal de contas, isso faria com que elas enlouquecessem! Por essa razão, as políticas de bem-estar estagiário do Tecmundo pregam que os trabalhadores possam descansar a cada duas horas. Um período de 45 segundos! Achou pouco? Você não viu o salário!

  • Salário: R$ 55,90 + auxílio antidepressivo;
  • Carga horária: 140 horas semanais;
  • Atribuições: Assumir a culpa por tudo e ouvir ofensas de todas as pessoas;
  • Benefícios: impedir que os redatores, programadores e designers fiquem estressados!

Verificação de direitos autorais

Há muitos sites e blogs da internet que utilizam o Tecmundo como fonte para a criação de suas notícias e artigos. Isso não acarreta em nenhum problema, desde que o texto não seja reproduzido sem as devidas citações e sem a demonstração clara de que a base é do próprio Tecmundo. Há direitos autorais envolvidos nessa história e isso prevê medidas legais que podem ser tomadas caso algo seja desrespeitado.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Mas os redatores, coordenadores, gerentes, diretores, CEO e outros funcionários não podem passar o dia navegando em busca de infrações das leis que protegem os direitos dos textos e imagens postados. É para isso que foi criado o Departamento de Verificação dos Direitos Autorais Supostamente Desrespeitados por Outros Sites — o tão famoso DVDASDOS, já mencionado em diversos livros especializados.

Mas como saber que esses sites estão realmente plagiando ou copiando? Contratamos estagiários que estejam cursando direito e que já tenham concluído pelo menos duas graduações em áreas relacionadas à tecnologia. Eles são instruídos a lerem tudo o que acontece na internet para encontrarem problemas. Pode parecer difícil, mas a única parte complicada é aguentar as correntes presas à perna.

  • Salário: 10 mil... Rúpias indianas, que valem menos de 400 reais;
  • Carga horária: indefinido, pois os próprios trabalhadores escolhem quando querem ir embora — lembrando que isso acontece uma vez só!
  • Atribuições: verificar denúncias de plágio e cópia de textos do Tecmundo em outros blogs e sites;
  • Benefícios: cadeira confortável.

Departamento dos gatinhos

Do que pessoas ligadas à tecnologia mais gostam? Você pode até achar que a resposta é “computadores”, “tablets”, “smartphones” ou algum outro aparelho eletrônico, mas a verdade é que o que agrada mesmo são os gatinhos.  Sejamos sinceros, é impossível alguém não gostar de animaizinhos fofos — ainda mais quando eles estão sempre querendo ganhar carinhos e ronronar.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Aqui no Tecmundo a história é bem parecida com isso. Mas, em vez de os redatores e designers serem obrigados a guardar esse amor para depois, eles podem relaxar e acariciar a barriga de gatinhos durante o expediente. São dezenas de bichanos resgatados das ruas e que agora podem ganhar afeto de pessoas muito legais. “Mas onde está o estagiário que já deveria ter aparecido?”

Ele está carregando os gatinhos de um lado para o outro. Isso mesmo, nós temos um estagiário responsável apenas pela manutenção da qualidade de vida dos felinos. Vai dizer que esse não seria o trabalho dos seus sonhos? É o de 99% das pessoas — o outro 1% fica por conta do estagiário alérgico que foi contratado na semana passada.

  • Salário: R$ 400 + auxílio antialérgico;
  • Carga horária: 5 horas diárias (domingo a domingo);
  • Atribuições: alimentar os gatos, limpar as caixinhas de areia e levar os animais de uma mesa a outra;
  • Benefícios: passar o dia com gatinhos, oras!

Redator do Erro 404

Pois é! Vocês não sabiam disso, mas eu sou um estagiário também! Depois de passar pelo departamento dos gatinhos e também pelo da Culpa, finalmente consegui uma vaga para escrever para vocês. É uma grande emoção estar aqui com vocês hoje! Depois de anos, eu finalmente consegui alcançar essa va...

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

***Interrompemos o Erro 404 da semana para informar que o estagiário responsável foi demitido! Voltamos com mais na semana que vem.***

  • Salário: não informado (nem pra ele, coitado!)
  • Carga horária: não informado;
  • Atribuições: escrever o Erro 404!
  • Benefícios: escrever o Erro 404!

.....

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e Tecmundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

Ilustrações por: André Tachibana

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.