Erro 404: os prêmios que gostaríamos de ver no Oscar

3 min de leitura
Imagem de: Erro 404: os prêmios que gostaríamos de ver no Oscar

No próximo domingo (dia 24 de fevereiro), o mundo conhecerá os vencedores da edição 2013 de uma das maiores premiações do cinema. Estamos falando dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que também são conhecidos por Oscar. Neste ano, estamos chegando à 85ª edição do evento, que tem uma série de filmes incríveis na disputa.

Mas nem todas as categorias presentes na premiação são as que nós gostaríamos de ver. É claro que não temos nada contra a escolha de melhores filmes, diretores mais competentes e animações mais extraordinárias, mas às vezes fica faltando “aquela” categoria especial. Hoje, o Erro 404 é dedicado a essas premiações que não existem, mas que deveriam ser reais. Gostou da ideia? Então confira!

Prêmios irônicos para descontrair

Quando surgem premiações para revelar que determinado filme possui — por exemplo — os melhores atores e atrizes, todos comemoram e se emocionam muito. Mas por que não pode existir um prêmio para o “Melhor Ator a Fazer o Mesmo Personagem em Todos os Filmes”? Não seria incrível poder ver o Adam Sandler subindo ao púlpito para agradecer aos fãs pela confiança no trabalho?

"Eu gostaria de agradecer pelo reconhecimento e ..." (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Outra categoria que deveria existir para deixar todos os presentes caindo na gargalhada: “Melhor Reaproveitamento de uma Ideia para Fazer ainda mais Milhões de Dólares do que já Conseguiu”. Depois de apresentar os indicados — que incluem os roteiristas que adaptam textos consagrados no passado —, o apresentador terminaria homenageando George Lucas pelo seu trabalho com Star Wars.

Nas categorias para escolher o “Ator mais Legal que Foge dos Estereótipos”, Jack Black disputaria o prêmio com unhas e dentes. E essas são apenas algumas das ideias de prêmios irônicos para o Oscar, que ficaria muito mais divertido do que é atualmente.

Categorias geeks, por favor

Atualmente, não temos nenhuma categoria no Oscar que seja realmente voltada aos geeks. É claro que em vários momentos os filmes acabam entrando nas indicações, mas isso acontece apenas nas premiações já existentes. Um bom exemplo disso é “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei”, que levou 11 Oscars — incluindo o de Melhor Filme e de Melhor Diretor.

"Vamos relançar todos os filmes em 4K e em 4K 3D" (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Mas e aquele prêmio de “Melhor Filme baseado em uma História em Quadrinhos”? Ainda não existe. O mesmo vale para “Melhores Efeitos Visuais em Filmes com Planetas Hostis e Alienígenas Violentos”, que ainda não foi criado pela Academia. Nós gostaríamos muito de ver também premiações para as melhores sequências gráficas presentes em jogos de video game.

Apostamos que você também pensou em várias categorias muito interessantes para premiar as melhores obras criadas para o público geek. Ou vai dizer que o Oscar como está é o bastante para premiar os seus filmes favoritos?

Homenagem ao passado

Quando perguntamos a alguém: “Qual é o seu filme favorito?”, dificilmente ouviremos como respostas as obras lançadas no mesmo ano. Filmes favoritos são chamados dessa forma por realmente marcarem a história das pessoas, tornando-se praticamente atemporais — e sendo assistidos centenas e centenas de vezes. Seria legal se o Oscar fizesse homenagens a esse tipo de obra.

"E o Oscar de melhor filme da história vai para..." (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

E, nesse caso, em vez de os votos serem realizados apenas por pessoas ligadas à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, todas as pessoas que foram ao cinema mais do que três vezes nos últimos dois anos poderiam votar — os ingressos teriam códigos de validação. Seria uma votação mundial, levando em consideração filmes lançados nos últimos 40 anos.

Dessa forma, uma enorme quantidade de obras cinematográficas que nunca foram aclamadas pela crítica (mas que se tornaram verdadeiras obras-primas) poderia ser finalmente reconhecida. Temos certeza de que “Curtindo a Vida Adoidado” teria ganhado esse prêmio.

Os piores da história

Você já ouviu falar nos prêmios Framboesa de Ouro? Trata-se de uma premiação paralela e satírica ao Oscar que foi criada para mostrar ao mundo quais são os piores filmes já lançados. Não seria incrível se acontecesse uma fusão dos dois eventos para que os atores, diretores e roteiristas que “não foram tão bem assim” pudessem ser ridicularizados em uma cerimônia de gala?

Continue tentando, Cage! (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Nicolas Cage e o Motoqueiro Fantasma poderiam finalmente ter seus nomes citados novamente. Arnold Schwarzenegger poderia ganhar várias estatuetas, incluindo a de premiação para “Ator com Nome mais Difícil de ser Soletrado”. São diversas as possibilidades, não é mesmo? Quais os seus indicados?

.....

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e Tecmundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.