Erro 404: gerenciamento de raiva

4 min de leitura
Imagem de: Erro 404: gerenciamento de raiva

Quanto tempo leva para que uma pessoa aprenda a utilizar um computador? A resposta para isso varia muito, mas o Tecmundo garante que qualquer um consegue se acostumar às rotinas tecnológicas. O problema é que, antes de atingir o sucesso, muitos arrancam seus próprios cabelos de tanta raiva que passam em frente aos novos aparelhos.

Neste Erro 404, separamos algumas das situações mais comuns na tecnologia. Temos certeza de que você vai se identificar com vários casos e vai dar boas risadas ao se lembrar dos apuros que passou.

Software é o que você xinga

“Por que esse Windows não instala o MSN?”, “Como eu faço para rodar esse jogo?, “Que porcaria de programa!”. Quem nunca ouviu alguma dessas frases? Elas são muito comuns em locais em que as pessoas ainda estão dando seus primeiros passos no mundo da tecnologia. A principal causa disso é a falta de paciência por parte dos usuários.

Caso você tenha se identificado, mas ainda não tem certeza se precisa de ajuda, responda ao primeiro quiz que preparamos para identificar o seu grau de ódio aos softwares. Depois de responder, some os pontos obtidos para saber o seu diagnóstico. Será que você precisa da ajuda do Programa de Gerenciamento da Raiva?

1) Após terminar de instalar um software, você tenta executá-lo e descobre que os arquivos estão corrompidos. Você:

  • a) Reinstala o aplicativo calmamente;
  • b) Reinstala o aplicativo xingando muito no Twitter;
  • c) Deixa tudo como está e tenta outro programa;
  • d) Dá um tapa no monitor e sai para tomar café.

2) Percebendo que suas mensagens no MSN não estão sendo enviadas, você:

  • a) Desconecta e conecta novamente;
  • b) Espera alguns minutos e tenta enviar tudo de novo;
  • c) Larga mão do MSN e instala novamente o ICQ;
  • d) Descobre que ninguém mais usa o ICQ e vai dormir com raiva do mundo.

3) Jogar FPS online é uma:

  • a) Ótima experiência coletiva;
  • b) Maneira de demonstrar superioridade;
  • c) Incessante tentativa de melhorar seu ranking;
  • d) ESSE MALUCO TÁ USANDO CHEAT, SÓ PODE!

Para cada resposta “a”, você ganha 0 pontos. Para respostas “b”, some 1 ponto. Com cada “c” você deve adicionar 2 pontos. Para respostas “d” você deve somar 4 pontos (isso mesmo, 4 pontos). Agora vamos aos resultados. Se você somou entre 0 e 2 pontos, você é um mestre Zen da tecnologia. De 3 a 6 pontos: ainda não precisa de preocupar com a raiva. De 7 a 9: a raiva pode se tornar ódio. De 10 a 12: é melhor você parar de usar eletrônicos antes que acabe tendo um colapso nervoso.

Loadings infinitos

Se os softwares instalados dão problema, os aplicativos online também dão. É só você abrir o seu Twitter e esperar pelas mensagens de ódio. Faça um desafio: espere 10 minutos e conte quantas vezes vão surgir ofensas ao chat do Facebook, aos servidores do Orkut ou a jogos online.

“Ah, Tecmundo! Vocês perderam. Já se passaram 11 minutos e ninguém ofendeu serviços online na minha lista!”. Essa afirmação pode até ser verdadeira, mas se o é, a culpa é do Twitter. Apostamos que ele estava “baleiando” durante o período de seu teste.

Hardware é o que você chuta

Há muitos anos, uma prática vem passando por gerações. Cientistas com influência darwinista achavam que ela era uma forma de evolução humana. Mas, hoje, antropólogos e cientistas sociais já afirmam que essa prática é cultural. Não sabe do que estamos falando? Mas com certeza você já a utilizou. Trata-se da famosa “pancadinha” nos computadores. 

Antigamente isso era ainda pior, pois os usuários costumavam bater nos monitores (quando a maioria das máquinas não era “Tudo em um”). Esse ponto da raiva foi responsável pelo surgimento de uma das expressões mais famosas do mundo tecnológico (a mesma que ilustra esse Erro 404): “Software é o que você xinga, hardware é o que você chuta”.

Os institutos de pesquisa do Programa de Gerenciamento de Raiva Tecnológica chegaram a uma conclusão: 85% das pessoas entrevistadas já agrediram seus computadores durante ataques de raiva. Os outros 15% mentiram na pesquisa. Mas fique tranquilo. Ninguém aqui está julgando as atitudes tomadas em certas situações. Você só não pode passar dos limites e agir como o homem do vídeo abaixo:

Se você se inspirou no colega do vídeo, provavelmente não estará lendo esta parte do texto. Mesmo assim, nós recomendamos que você procure um grupo de apoio psicológico. Essa raiva extrema pode prejudicá-lo em vários setores da sua vida.

Onde eu encaixo isso daqui?

Se seus pais não tinham conhecimento de informática quando você ganhou seu primeiro computador, você certamente deve ter presenciado uma cena bastante parecida com a que vamos narrar em seguida. Afinal de contas, a grande maioria das pessoas passou por isso ao montar a primeira máquina.

Filho: Tá pronto?
Pai: Acabei de tirar da caixa.
Mãe: Para que serve isso?
Pai: É o modem.
Filho: Dá pra jogar, já?
Mãe: Menino, não irrite seu pai.
Pai: Porcaria! Onde vai esse verde?
Mãe: Deve ser ali no verde.
Pai: É mesmo!
Filho: Instala o MSN, pai!
Pai: Eu ainda nem liguei.
Mãe: Se acalma, menino!
Pai: Só falta esse teclado.
Filho: Instala o FIFA, pai! Instala o FIFA!
Pai: Vai pro seu quarto, moleque.
Mãe: Deixa eu ver o Tudo Gostoso!
Pai: É todo seu, amor!

.....

É possível que você já tenha passado por situações muito parecidas em sua vida. A tecnologia, apesar de excelente, gera muitas complicações para todos que estão começando a se aventurar nesse mundo. O Tecmundo também separou algumas dicas de como se acalmar nessas ocasiões.

  • Primeiro: acesse este link para ouvir 10 minutos de um relaxante barulho de chuva;
  • Segundo: vá ao Deal Extreme e compre uma caixinha de mantras;
  • Terceiro: feche os olhos e relaxe ao som da chuva enquanto espera pela encomenda;
  • Quarto: tente não se irritar caso a entrega demore mais do que 20 dias.

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e Tecmundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.