Erro 404: o que as fotos dos seus amigos querem dizer de verdade nas redes sociais

5 min de leitura
Imagem de: Erro 404: o que as fotos dos seus amigos querem dizer de verdade nas redes sociais

Fulano de tal atualizou a foto do seu perfil. Não importa como ela seja. A foto que ilustra o perfil de um usuário em uma rede social funciona como uma espécie de cartão de visita. É a partir dela que os visitantes terão a primeira impressão sobre a pessoa em questão. E, como é ela que fica, nada melhor do que dar um forcinha para que ou outros pensem exatamente aquilo que você gostaria.

Mas não se engane. Nem sempre o que é mostrado condiz com a realidade. Na verdade, existe um padrão nas imagens que denota claramente o que a pessoa está tentando transmitir. Seja uma foto produzida ou mesmo aquela em baixa resolução tirada com uma webcam de menos de 1 megapixel, o Tecmundo mostra o caminho das pedras para você não acreditar em tudo o que vê.

Autorretrato no espelho do banheiro

(Fonte da imagem: Baixaki)

Quem coloca uma foto dessas no perfil está tentando passar a melhor imagem possível. Afinal, a foto posada indica vaidade e a escolha do melhor ângulo apresentável. Mas convenhamos: por que não pedir para outra pessoa tirar a foto?

Além disso, por que razão escolher logo o banheiro, com aqueles azulejos brancos sendo refletidos no espelho, como cenário do seu book virtual? Se a ideia era se mostrar da melhor maneira possível acredite: todos estão rindo agora da foto que você tirou no banheiro exibindo a sua máquina digital.

Homem sem camisa

(Fonte da imagem: Baixaki)

“Sou forte, olhem para os meus músculos definidos”. Pense por um instante: você colocaria uma foto sua sem camisa no currículo? Provavelmente não. Então por qual razão você quer se exibir dessa maneira numa rede social? Você acha mesmo que as mulheres vão bater o olho e “adicionar à primeira vista”? É claro que não.

Outro truque barato é se mostrar sem camisa em um detalhe. Assim, a impressão que você passa é a de que é muito mais musculoso. Não se engane, todo mundo já conhece esses truques, e se você está tentando se destacar assim, reflita: você está apenas sendo mais um em meio a tantos aspirantes a Mister Universo.

Mulheres exibindo decote

Apesar de a retaguarda ser considerada a preferência nacional, é a comissão de frente que mais se destaca nas fotos de perfis femininos em redes sociais. Não importa o quão volumosa ela possa ser, note que, ao menos nas fotos, a impressão que se têm é que todas foram abençoadas anatomicamente e têm o corpo perfeito.

Mais uma vez, não se engane: os detalhes são propositais e as roupas apertadas e decotes generosos acabam se tornando o convite perfeito para que dezenas de rapazes adicionem seus perfis sem pensar duas vezes. Por isso, cuidado com a propaganda enganosa.

Pose na frente de um carro

(Fonte da imagem: Baixaki)

Um dos maiores propósitos das redes sociais, além de conversar com seus amigos, é poder mostrar um pouco mais de quem você é. Ou de quem você gostaria de ser. E, como uma foto pode valer muito mais do que mil palavras, nada melhor do que se mostrar para o mundo de um jeito imponente.

Se você identificar um cidadão parado diante de um carro importado, pense bem antes de acreditar. Afinal, qualquer um pode tirar uma foto dessas. É possível que nem carro ele tenha. Você não vai querer ser enganado por qualquer um na internet, não é mesmo?

Artística

(Fonte da imagem: Baixaki)

Outro estilo bastante comum de foto em rede social são as composições com Photoshop. Uma foto comum pode ser negativada, positivada, ganhar filtros das mais variadas formas e gerar um autorretrato bizarro, daqueles em que nada pode ser identificado.

A menos que a pessoa da foto em questão seja muito alternativa, é possível que ela esteja escondendo outro detalhe importante: ela é muito feia e nada fotogênica. Portanto, se você acha que está arrasando a sua foto pop art, é melhor pensar duas vezes.

Detalhe do rosto

(Fonte da imagem: Baixaki)

Se a composição artística esconde por completo o rosto da pessoa, as fotos com detalhes do rosto pretendem ressaltar um ponto positivo segundo o usuário. Entretanto, nem sempre é isso que acontece. Uma foto de um olho, um nariz ou uma boca pode até ser bonita, mas é bastante clichê.

Além disso, um olhar bonito não representa, necessariamente, um rosto bonito. Pelo contrário. Ele pode ser mesmo a única coisa agradável de ser vista em alguém e, quando você conhecer o sujeito pessoalmente, pode estar diante de algo muito diferente daquilo que a sua imagem mental pensou.

Eu sei o que você fez no verão passado

Morena alta, corpo bem delineado e bronzeado e uma expressão de serenidade no olhar. A foto pode até ser verdadeira e atrair muita gente. Entretanto, desconfie da data em que ela foi tirada. Em média, os usuários de redes sociais demoram cerca de seis meses para mudar a foto do perfil.

Contudo, nem sempre nesse intervalo de tempo surge a oportunidade de tirar outra foto bem produzida. Assim, imagens de álbuns de formatura, por exemplo, se perpetuam, estampando o perfil ao longo dos anos. O risco que você corre é o de ver uma imagem que já tem uns 5 ou 10 anos e, na atualidade, aquela morena linda pode não ser mais nenhuma Miss Universo.

Estou solteira e ninguém pode me julgar

Esse estilo de foto surge, geralmente, acompanhado de uma desilusão amorosa. Ao terminar um relacionamento, é natural que a parte que mais sofreu na história vá buscar uma forma de superação. Assim, as baladas com as amigas solteiras acabam sendo uma das formas mais comuns de extravasar e retomar a rotina.

Portanto, ao avistar fotos com várias garotas sorrindo felizes em uma balada, preste atenção ao contexto na qual a principal delas está inserida. Comunidades como “Eu odeio meu ex”, “Não cuidou, a fila andou” denunciam um possível clima de revolta e vingança no ar.

O casal mais bonito da cidade

Que o amor é lindo, você já sabe. Mas ainda que seja bonito colocar uma foto de casal para ilustrar o seu perfil, imagens do gênero podem denunciar outra variante: insegurança ou marcação de território.

Não estamos dizendo que seja o seu caso, muito pelo contrário. Mas existe uma grande possibilidade de uma das partes ter encontrado o amor da sua vida e não ser tão bem correspondido assim. A foto transmite mais segurança para quem a postou e serve como demarcação de território.

.....

Atenção: este artigo faz parte do quadro Erro 404, publicado semanalmente às sextas-feiras, cujo objetivo é fornecer um texto descontraído aos leitores do Baixaki e do Tecmundo. Qualquer semelhança com a realidade é meramente coincidência!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.