PlayStation abre espaço em Saraiva de São Bernardo e prepara mais novidades

3 min de leitura
Imagem de: PlayStation abre espaço em Saraiva de São Bernardo e prepara mais novidades

Na noite da última quarta-feira (15), a Livraria Saraiva inaugurou um espaço conceitual PlayStation em uma de suas lojas em São Bernardo do Campo. O belíssimo espaço montado pela parceria foi equipado com quatro estações de PS4 para que os clientes possam experimentar seus games, uma decoração especial para exposição dos jogos e alguns produtos licenciados.

Não é preciso andar muito para ver que as empresas realmente se dedicaram a criar um espaço legal para a experiência dos jogadores. Os vendedores foram preparados para atender desde os que estão começando agora com um console da Sony àqueles que já são veteranos no PlayStation.

Durante o coquetel de inauguração do espaço, o Baixaki Jogos teve a oportunidade de conversar com Anderson Gracias, Country Manager da marca PlayStation no Brasil. Como não poderia deixar de ser, fizemos algumas perguntas sobre o espaço e, é claro, sobre a fabricação do PS4 no Brasil.

Gracias nos explicou que esse novo projeto começou com a própria Saraiva. A loja está passando por uma reestruturação e, aproveitando-se desse contexto, a PlayStation resolveu fazer uma parceria com a rede Megastore para montar um espaço dedicado à experiência dos jogadores. A loja de São Bernardo era perfeita para começar pois não dava foco nenhum a games e agora conta com um espaço totalmente dedicado a eles.

Calma, ainda não é uma PlayStation Gear Store

Muitos de vocês conhecem a PlayStation Gear Store, uma loja que oferece centenas de produtos da marca, entre camisetas, action figures, decorações especiais, enfim, centenas de produtos licenciados das franquias exclusivas da Sony, como Bloodborne, Infamous e The Last of Us. Infelizmente, esses produtos não são entregues por aqui, então surge uma pequena esperança de que teremos uma dessas.

Porém, apesar de o novo espaço contar com alguns produtos assim, ele ainda não dispõe de todo o conteúdo que a PlayStation Gear Store oferece. Contudo, Gracias nos informa que pelo menos já “demos o primeiro passo” para chegar lá. "A partir do momento em que começamos a investir nesses espaços especiais, trazer outros produtos é um processo natural", diz.

E o PS4 tupiniquim?

Não poderíamos deixar de perguntar sobre o nosso PS4 verde-e-amarelo, não é mesmo? Sobre isso, Gracias informou que a produção nacional do PlayStation 4 vai impulsionar a indústria de games no Brasil não só por uma demanda de produtos da marca, como também por mais informações sobre ela. Assim, aqueles consumidores que estavam desanimados começam a voltar a se interessar pelo negócio.

De acordo com o executivo, a produção local também vai fazer com que os varejistas comecem a olhar a indústria de games com outros olhos, o que já vem acontecendo nos últimos anos.

"Os games têm sido colocados como categorias substitutas de alguns produtos que a demanda caiu muito e que estão passando por um momento comercial difícil. Câmeras digitais e notebooks são alguns exemplos. A área de jogos só tem crescido, então os varejistas estão passando a ver essa fatia do mercado de uma forma diferente. Do nosso lado, quando temos lojas como a Saraiva, que dão foco à categoria e que a levam a sério, queremos apoiar", diz Gracias.

Games x governo

Não é exatamente o varejo que assusta os jogadores; o nosso maior empecilho são as taxas tributárias impostas pelo governo na importação de jogos de consoles. Porém, há uma luz no fim do túnel. Gracias diz que a agenda com o governo é constante e de certa forma positiva, sendo que, ultimamente, a visão para a categoria “está mudando” e a direção do país vê essa indústria com bons olhos, afinal o Brasil é o 5º maior mercado de games do mundo.

Contudo, ele alerta que não sabe quando poderemos contar com taxas menores em jogos, já que a situação econômica na qual estamos atualmente é um tanto delicada, e o governo tem outras prioridades. Mas as portas estão abertas.

O que mais vem por aí?

Parece que a PlayStation está preparando algo especial para a Brasil Game Show deste ano, que para eles será especial, pois o período vai coincidir com o lançamento do console nacional nas lojas. Gracias não deu detalhes, mas avisou que podemos esperar mais espaços como esse montado na Saraiva.

Confira na galeria abaixo algumas fotos do coquetel de inauguração do espaço:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.