As tradicionais estradas de asfalto podem estar prestes a se aposentar. Ao menos é o que sugere a companhia holandesa de construção civil VolkerWessels. Acontece que um material mais prático, sustentável e mais resistente fundamenta o novo conceito de engenharia: no lugar de macadame, que é a base para o pavimento asfáltico, plástico reciclado seria utilizado para construção das vias.

Capazes de resistir a variações de temperaturas que vão de - 4 ºC a 80 ºC, as estradas podem ser também reparadas mais facilmente. A instalação das PlasticRoads (nome em inglês para a invenção) pode ser feita ainda em um tempo menor se levado em conta o processo de construção de ruas de asfalto.

“As PlasticRoads têm várias vantagens quando comparadas às estradas convencionais em termos de construção e manutenção”, explica a construtora. O uso de plástico para a fabricação do pavimento abre portas a outros segmentos da engenharia civil: instalação de células para geração de energia, superfícies silenciosas e um interior oco para a instalação de cabos e canos são outras das possibilidades vislumbradas pela construtora estrangeira.

As estradas de plástico serão ainda testadas pelos laboratórios da VolkerWessels. Não se sabe quando o novo conceito poderá realmente fazer parte do nosso cotidiano.

Você conhece mais soluções para um trânsito mais sustentável? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: