Engenharia brilhante: caminhões passeiam de teleférico em usina de montanha

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O “Linthal 2015” é um dos projetos de engenharia mais ousados da atualidade. Com o objetivo de expandir a geração de energia nos Alpes Suíços de 480 MW para 1.480 MW, a empreitada de 2,35 bilhões apresenta desafios logísticos notáveis: acontece que o sistema de conexão entre os lagos Limmern e Mutt possui 630 metros de altura. Além disso, a região é praticamente inacessível a equipamentos necessários à escavação dos túneis que deverão bombear água às turbinas da usina – todo o transporte é feito então por meio de teleféricos.

Além de carregar trabalhadores, o sistema que liga os pontos de Linthal 2015 suporta também o peso de escavadeiras e demais componentes mecânicos. Conforme demonstrado pelo vídeo postado abaixo, até mesmo caminhões podem ser içados pelo teleférico. Em 2012, as peças de uma TBM (Tunnel Boring Machine) foram transportadas pela máquina modular de seis eixos desenvolvida pelos engenheiros do projeto (SPMT – Self Propelled Modular Transporter).

Para que uma galeria pudesse começar a ser escavada pelas entranhas da montanha, um túnel com 8 metros de diâmetro e 4 quilômetros de extensão precisou ser aberto (a TBM usada foi produzida pela Aker Wirth e totalizou o peso de 1.500 toneladas – os componentes da construtora de túneis precisaram ser transportados separadamente; a montagem da máquina foi feita sobre o local onde a escavadeira iria trabalhar). As extensões dos túneis de Linthal 2015 variam bastante, o que complica ainda mais o processo logístico da construção. Para se ter ideia, o pico da obra encontra-se a 2.474 metros; seu ponto mais baixo está localizado a 811 metros em relação ao nível do mar.

 Os sistemas de transporte localizados em centrais subterrâneas retiram cerca de 500 toneladas por hora de material – um complexo formado por correias de transporte impulsionadas por unidade de transmissão industrial é responsável pela escavação. Após a extração, os detritos são então transportados a uma unidade de trituração; o material é levado em seguida a uma fábrica de cascalho e transformado em granulado para uso em obras. Visto como a solução ao fornecimento de energia às regiões central e nordeste da Suíça, Linthal 2015 tem data de conclusão prevista para 2016.

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