Ter um monte de “lixo” no computador não é algo muito agradável. Em um notebook, isto pode significar maior consumo de bateria o que, depois de certo tempo, pode vir a prejudicar o desempenho e rendimento da bateria. Alguns pequenos ajustes e configurações podem ser feitos a fim de prolongar a vida útil desta peça importante para o portátil.

O QUE PODE SER FEITO

Alterando opções de energia

Para alterar as configurações de energia, acesse o Painel de Controle de seu computador e escolha a opção “Opções de Energia”. Em “Esquemas de Energia” selecione a configuração “Maximizar bateria”. Esta opção faz com que a tela do notebook seja desligada após um minuto sem uso e coloca o computador em modo de espera após dois minutos. Caso ache que é pouco tempo, altere o esquema de energia para “Portátil/Laptop”, que faz com que o PC entre em espera após cinco minutos sem uso.

Alterando configurações de energia.

Escureça a tela

Outra forma muito eficaz de dar uma “ajuda” para a bateria é diminuir o brilho da tela do notebook. A maioria dos notebooks traz teclas de atalho no próprio teclado, mas como cada fabricante possui uma forma diferente de alterar tal configuração, talvez você precise consultar o manual da fábrica para saber como modificar esta opção. Não é necessário deixar a tela totalmente escura, diminua até um nível que achar suportável.Cuide da bateria!

Wireless, USB e PC Cards

A maioria dos notebooks possui placas wireless, mas poucos usuários sabem que tais placas são devoradoras de bateria quando estão procurando redes de acesso. Por isso, ative o dispositivo apenas quando necessário. Dispositivos USB e PC Cards também costumam consumir muita energia, assim, deixe-os conectados ao notebook apenas se estiver realmente usando.

Programas que inicializam com o Sistema Operacional

Cuidado com a quantidade de programas que inicializam com o Sistema Operacional. Todo aplicativo que é aberto exige processamento o que, por conseqüência, precisa de energia para acontecer. Assim, quanto mais programas iniciarem com o Sistema Operacional, mais processamento vai ser necessário, mais energia é consumida.

Alguns programas como Startup Control Panel, StartRight, Shock StartUp e o próprio Revo Uninstaller permite gerenciar os aplicativos que são abertos assim que seu computador liga. Os programas são simples, e qualquer usuário pode usá-los sem medo.

Em Espera x Hibernação

Hibernar ou Em espera?Muitas pessoas não sabem a diferença entre os modos “Em Espera” e “Hibernação” dos computadores. A diferença é pequena, mas existe. Quando você coloca o computador em modo de espera, ele simplesmente desliga a tela e o disco rígido, mas o que está presente na memória sempre fica consumindo um pouco de energia.

Já quando o computador “hiberna”, os dados que estão na memória são gravados em um espaço temporário do disco e o PC é totalmente desligado. Claro que voltar do modo de espera é mais rápido, mas se a bateria acabar enquanto a máquina estiver em modo de hibernação, os dados que não foram salvos são recuperados, enquanto que no outro modo eles são perdidos.

Para colocar o computador em modo de hibernação, clique em “Iniciar” e logo em “Desligar”. Na pequena janela que aparecer, pressione a tecla Shift do teclado e veja se a opção “Em Espera” muda para “Hibernar”. Caso isso não aconteça, acesse o Painel de Controles e clique novamente em “Opções de Energia”. Em seguida, escolha a aba “Hibernação” e marque a opção “Ativar Hibernação”. Clique em “Ok” e pronto.

Altere a opção para hibernar.

De olhos nos botões

Alguns notebooks trazem botões de atalho no teclado para as opções de desligamento e hibernação. Há ainda alguns computadores que trazem a opção de desligar as luzes (leds) do painel da máquina. Se seu notebook possuir esta opção, use-a sempre que estiver utilizando a bateria. Com certeza o ganho será seu.