A empresa canadense MacDonald Dettwiler and Associates (MDA) anunciou o lançamento do primeiro veículo projetado especialmente para alcançar e abastecer satélites que estejam na órbita terrestre.

O posto espacial recebe o nome de Space Infrastructure Servicing (SIS) e deve ser lançado até 2015, a 36 mil quilômetros da Terra. Ele utiliza tecnologias bastante avançadas, que foram desenvolvidas previamente pela MDA em serviços prestados para agências como a NASA.

O abastecimento é feito por uma extensão robótica acoplada na nave. Com isso, os aparelhos de transmissão devem ganhar uma vida útil mais longa, evitando que se tornem lixo espacial rapidamente. Mas o serviço de posto de gasolina não é a única utilidade do SIS, que também realiza pequenos reparos em peças instáveis ou emperradas nos satélites.

A Intelsat, maior empresa operadora de satélites comerciais do mundo, fechou uma parceria com a MDA para auxiliar na decolagem e no suporte de ferramentas para a nave, que será construída nos próximos quatro anos.

Cupons de desconto TecMundo: