Tomada controlada pela internet não é mais um sonho tão distante assim

1 min de leitura
Imagem de: Tomada controlada pela internet não é mais um sonho tão distante assim

(Fonte da imagem: Reprodução/Damn Geeky)

Quem nunca odiou o universo quando teve de sair do conforto de sua cama para apagar aquela luz que você esqueceu acesa do outro lado da casa? Pois esse tipo de incômodo pode estar prestes a acabar, já que o protocolo de internet IPv6 vai permitir que você utilize seu computador ou smartphone para controlar aparelhos que, até então, não tinham nenhum tipo de conexão.

De acordo com o site Inovação Tecnológica, a forma com que isso é feito é bem simples: basta conectar o equipamento em questão — que pode ser desde um simples abajur até uma máquina de lavar — em uma tomada com conexão à internet para que tudo esteja ligado.

Além disso, não se trata de uma novidade que só estará pronta em décadas futuras. Desenvolvido pelo Instituto Fraunhofer, na Alemanha, o protótipo já está pronto e pode chegar às casas em menos tempo do que se pensa.

Outra vantagem está no sentido inverso. Ao mesmo tempo em que você pode enviar coordenadas à tomada, é possível conferir a quantidade de energia consumida por ela e o desempenho dos aparelhos ali conectados.

Como funciona?

Assim como qualquer outro dispositivo em sua rede, as tomadas inteligentes também se comunicam com esses múltiplos aparelhos a partir de um roteador, que envia o comando para o aparelho desejado via cabo USB.

A boa notícia é que tudo isso é feito de maneira muito simples. Você não precisa se preocupar com programas especificos ou coisa parecida, já que todo o funcionamento acontece a partir de seu navegador ou de um aplicativo para Android. Nada foi comentado sobre a possibilidade de usar o iOS para isso.

De acordo com Mathias Dalheimer, membro da equipe responsável pela pesquisa, trata-se de um passo importante em direção à tão sonhada casa inteligente. Segundo ele, mais do que simplesmente controlar um aparelho, poderemos otimizar o consumo de energia e, assim, economizar.

Fonte: Inovação Tecnológica, Damn Geeky

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.