Tecnologia permitirá que luz de telas LCD seja transformada em energia para o próprio gadget

1 min de leitura
Imagem de: Tecnologia permitirá que luz de telas LCD seja transformada em energia para o próprio gadget

Engenheiros da Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, desenvolveram uma tecnologia capaz de transformar a luz do sol, a luminosidade artificial de ambientes e até mesmo a iluminação interna de aparelhos eletrônicos em energia para os próprios gadgets.

Isso é possível graças a um processo denominado polarização fotovoltaica orgânica, o qual consiste em um filtro de luz que é capaz de transformá-la em energia. Dessa forma, a energia desperdiçada pelas telas de LCD pode ser reaproveitada, sendo utilizada para recarregar a bateria do dispositivo.

(Fonte da imagem: Inhabitat)

De acordo com a publicação do site da instituição de ensino, esse método pode coletar até 75% dos fótons eliminados pelas telas. "Além disso, esses polarizadores também podem ser usados como células solares para a coleta de luz interior ou exterior. Então, na próxima vez em que você estiver na praia, poderá carregar seu iPhone através de luz solar", comentou Yang Yang, responsável pela pesquisa.

Por enquanto, a tecnologia funciona apenas com displays de LCD. Apesar de ainda não existir uma previsão de comercialização da técnica, os pesquisadores estão esperançosos com os resultados do estudo.

"No futuro próximo, nós gostaríamos de aumentar a eficiência da energia de polarização fotovoltaica orgânica e, eventualmente, esperamos trabalhar com fabricantes de eletrônicos para integrar a nossa tecnologia a produtos reais", explicitou Yang.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.