Marrocos terá usina de energia solar maior do que a capital do país

1 min de leitura
Imagem de: Marrocos terá usina de energia solar maior do que a capital do país

Em aproximadamente um mês, o Marrocos inaugurará a primeira parte da usina de energia solar de Ouarzazate. A etapa, batizada de Noor 1, contará com 500 mil painéis solares em forma de crescente espalhados em 800 fileiras através do deserto, que captarão energia solar para abastecer o país.

Cada espelho tem 12 metros de altura e transfere o calor recebido para uma tubulação de aço cheia de uma “solução termal sintética”. Essa espécie de óleo pode ser aquecida a até 393 graus centígrados e então despejada em tanques de areia de fundição, que retêm o calor por algumas horas, permitindo a geração de eletricidade mesmo durante as noites do país africano.

As etapas Noor 2 e Noor 3 devem ser inauguradas em 2017, e uma quarta fase do projeto deve ser lançada em 2020. Quando as quatro estiverem prontas, devem gerar cerca de 580 megawatts de potência, o bastante para abastecer 1 milhão de residências, e os painéis cobrirão uma área do deserto do Saara maior do que a capital do país, Rabat. O projeto, que custou US$ 9 bilhões (cerca de R$ 35,2 bilhões), tenta fazer com que o país diminua sua dependência energética de fontes externas.

Hoje o Marrocos importa 94% de sua energia, o que gera um grande impacto na economia do país. Os painéis instalados no deserto foram preparados para resistir às tempestades de areia que afligem a região. Eles também são mais caros do que as células fotovoltaicas normalmente usadas, pois podem continuar produzindo energia mesmo depois de o sol se pôr.

Com os investimentos feitos em energia eólica e hidroelétrica, mais o que for produzido pela usina de Ouarzazate, o país espera produzir metade de sua energia elétrica até 2020, e no futuro até mesmo exportar seu excedente para as nações vizinhas e para a Europa. Essa será então uma das maiores usinas de energia renovável do mundo, e, se tudo correr bem, pode abrir as portas para outras iniciativas semelhantes.

Na sua opinião, quais tipos de energia renovável seriam mais adequadas de serem produzidas aqui no Brasil? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.