SolarWindow: um novo passo na captação de energia solar

1 min de leitura
Imagem de: SolarWindow: um novo passo na captação de energia solar

Esquema de captação solar

Fonte da imagem: New Energy Technologies Inc.

Atualmente os dispositivos de captação de energia solar se resumem a painéis colocados nos telhados, mas esta história deve mudar em breve, graças ao projeto SolarWindow da New Energy Technologies. Trata-se de um projeto que utiliza painéis solares semitransparentes acoplados às janelas das casas.

As células solares são aplicadas por meio de um processo que simula um spray de tinta. Simultaneamente, são aplicados os outros materiais, que ficam responsáveis pela transmissão da energia. Somados os componentes, forma-se um finíssimo filme fotossensível que, em vez de refletir a luz, utiliza materiais menos nocivos à natureza e mais transparentes. Por esse motivo, podem ser aplicados às janelas.

Detalhe das células solares

Fonte da imagem: New Energy Technologies Inc.

O mais interessante é que os desenvolvedores prometem que além da captação solar, luzes artificiais também podem alimentar o SolarWindow – resultado de um material que não demanda temperaturas tão altas para que possam gerar energia.

Em setembro ano passado, foi mostrado um protótipo do material em funcionamento por meio de um painel quadrado de 4 polegadas. No último mês já havia avanços nas demonstrações, que utilizaram painéis de 12 polegadas. Nesse ritmo, calcula-se que ainda este ano será possível encontrar o SolarWindow comercialmente.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.