Imagem de: Nike cria tênis para melhorar vida de pessoas com deficiência física

Nike cria tênis para melhorar vida de pessoas com deficiência física

1 min de leitura
Avatar do autor

O último tênis da Nike é visualmente moderno como qualquer outro modelo da marca. Contudo, ele possui um diferencial bastante interessante para um grupo de pessoas em específico. O Zoom Soldier 8 Flyease foi desenvolvido para pessoas com deficiência física dos mais diversos tipos, com o objetivo de facilitar algo que para grande parte de nós é tão básico que nem sequer pensamos sobre o assunto: colocar os tênis diariamente.

Esse modelo de tênis possui um zíper que envolve os pés do usuário sem qualquer necessidade de cadarços, permitindo que o tênis seja colocado ou retirado dos pés com uma só mão. Com a maior facilidade, só é necessário deslizar os pés para que o Zoom Soldier 8 Flyease seja removido.

A tecnologia foi desenvolvida por Tobie Hatfield há poucos anos, quando ele teve contato com o jovem Matthew Walzer, um adolescente que sofre de paralisia cerebral. A condição de Walzer faz com os seus músculos fiquem fracos e rígidos, impedindo mobilidade. Walzer estava preocupado em ter que entrar na Universidade e não poder contar com a ajuda dos pais diariamente para amarrar os seus cadarços; por isso, pediu ajuda à Nike.

De acordo com a Nike, esse tipo de calçado tornará a vida de pessoas com dificuldades um tanto mais fácil e simples, incluindo amputados, vítimas de derrame e portadores de Mal de Parkinson.

Como Matthew é um fã apaixonado de basquete, Hatfield quis desenvolver um modelo que lembrasse os tênis destinados a esses atletas. Assim, o Zoom Soldier 8 Flyease foi criado, possibilitando que não só Matthew mas muitos outros com deficiência física dos mais variados tipos possam se beneficiar dessa tecnologia.

Hatfield e outros designers da Nike trabalharam com Walzer durante três anos, enviando ao garoto protótipos dos tênis que eram desenvolvidos até chegarem ao design final do Zoom Soldier 8 Flyease. Hatfield diz que o modelo não é perfeito, mas que está adequado e que aperfeiçoamentos serão feitos no futuro – o importante foi colocar o calçado nas prateleiras para que as pessoas com deficiências possam utilizá-lo o quanto antes.

O Zoom Soldier 8 Flyease só pode ser adquirido no site da Nike e será vendido em quantidades limitadas. Você conhece modelos de tênis que sejam inovadores? Comente no Fórum do TecMundo.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Nike cria tênis para melhorar vida de pessoas com deficiência física