menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Congresso dos EUA considera Huawei e ZTE ameaças à segurança do país

Relatório indica que ambas as fabricantes estão trabalhando junto ao governo chinês para espionar a indústria do país.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule08/10/2012, às 09:27

(Fonte da imagem: Reprodução/BGR)

Um relatório desenvolvido pelo comitê de inteligência do congresso dos EUA considera a Huawei e a ZTE possíveis ameaças à segurança do país norte-americano. A conclusão é fruto de uma investigação de 11 meses que acusa as fabricantes de estarem trabalhando junto ao governo chinês com objetivos que não se relacionam somente ao campo comercial.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Ambas as empresas se pronunciaram afirmando que tais afirmações estão sendo feitas sem nenhuma base sólida. “Informações sem base afirmando que a Huawei de alguma forma é especialmente vulnerável a ataques cibernéticos ignoram realidades técnicas e comerciais, ameaçam trabalhos e a inovação e nada fazem para proteger a segurança nacional, servindo como uma distração política perigosa”, afirmou o porta-voz da Huawei, William Plummer.

A ZTE afirmou em um comunicado que “discorda profundamente” das alegações, afirmando que ela não deve se tornar o único foco de uma investigação que ignoraria empresas ocidentais muito maiores do que ela. Os responsáveis pelo relatório chegam até mesmo a sugerir que as duas organizações deveriam ser expulsas dos EUA, já que o risco de elas estarem realizando alguma espécie de espionagem compensaria o número de trabalhos que seriam perdidos no país.

Fonte: Reuters