PC brasileiro está na lista dos 500 supercomputadores mais pontentes

1 min de leitura
Imagem de: PC brasileiro está na lista dos 500 supercomputadores mais pontentes

Desenvolvido pela Atos — empresa de serviços digitais —, o chamado Santos Dumont, instalado no Rio de Janeiro, entrou para o Top 500 (ferramenta que lista os melhores dispositivos do mercado mundial) dos supercomputadores mais potentes do mundo. Segundo a companhia, o PC é a primeira infraestrutura de computação de alto desempenho em petaescala do país, com uso livre para toda a comunidade acadêmica.

Santos Dumont possui a capacidade de realizar 1,1 milhão de bilhões de operações por segundo e, atualmente, possui mais de 40 projetos em andamento nos mais diversos segmentos de pesquisa, como Química, Engenharia, Astronomia, entre outros. Além de ter entrado na lista do Top 500, o dispositivo já é considerado o maior supercomputador da América Latina.

O desenvolvimento do aparelho foi possível devido a uma parceria entre o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Você pode observar essa e outras listas sobre computadores globais por aqui.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.