Para algumas pessoas, enviar emails e transferir arquivos pela nuvem é coisa do tinhoso. Contudo, basta um pouco de aprendizado para descobrir que tudo não passa de uma grande rede de tecnologia e que não há magia envolvida nisso. Apesar disso, um remetente de email pode assustar alguns desavisados: o "Mailer-Daemon".

Ele funciona da seguinte maneira: assim que você envia uma mensagem para um destinatário inexistente, você recebe outra com os dizeres: "Delivery to the following recipient failed permanently". Acima, está lá, assinado por mailer-daemon.

Então, quem é esse tal de Daemon?

Daemon é um programa de computador que desempenha automaticamente alguma tarefa ou processo. Isso significa que ele não vem do inferno, mas do céu, já que é seu amiguinho. Ele vai realizar vários trabalhos mais simples e errantes do sistema para você não precisar resolver tudo manualmente — e uma dessas tarefas é avisar quando você errou um endereço de email.

Segundo Fernando J. Corbato, do Project MAC, o termo foi inspirado pelo daemon da física e termodinâmica de Maxwell: "O daemon de Maxwell foi um agente imaginário que ajudou moléculas de velocidades diferentes a trabalharem sem descanso em planos de fundo" (para entender mais sobre esse assunto, clique aqui). No grego, daemon se refere a um espírito em geral, não um ser maligno.

Então, se você conhecer alguém que está com essa dúvida e já limpou o computador com água benta, agora você pode ensiná-la que os demônios só existem dentro da nossa cabeça.

Via MegaCurioso.

Cupons de desconto TecMundo: