Cuidado com os golpes virtuais no final do ano

8 min de leitura
Imagem de: Cuidado com os golpes virtuais no final do ano

“Papai Noel quer ser seu amigo no Orkut. Clique aqui para conhecer o seu perfil”. Você pode até acreditar em Papai Noel, no coelhinho da Páscoa ou em duendes. Mas se você receber uma mensagem como essa no seu email e clicar no link sugerido tenha certeza que seu computador está correndo sério risco de ser alvo de ataque dos golpistas virtuais.

Nessa época do ano, proliferam na rede inúmeras mensagens de confraternização. Cartões de Natal, mensagens de boas festas e solicitações de regularização de documentação antes que o ano acabe são apenas algumas das armadilhas utilizadas por pessoas mal intencionadas para instalar vírus, cavalos de tróia ou mesmo roubar dados pessoais e senhas de suas transações online.

Pensando na sua proteção, o portal Baixaki preparou um especial apontando as principais ameaças que você está sujeito a receber neste período e, o mais importante, o que fazer para se livrar delas de uma vez por todas não só agora, mas durante todo o ano de 2010.

Um Feliz Natal, mas só para o golpista!

Quando surgiram na web, os cartões virtuais conquistaram o público por ser uma maneira divertida e elegante de confraternização com a família e com os amigos. No entanto, com o tempo, eles se tornaram uma das maiores armas nas mãos dos golpistas, justamente pelo fator curiosidade.

Receber uma mensagem de alguém que você não conhece dizendo ser seu admirador secreto faz bem para o ego de qualquer um. Mas a menos que você não queira ter dores de cabeça é melhor deletar a mensagem se você não conhece o remetente. Outra dica é passar o mouse sobre o link sugerido.

Email falso utilizando o nome da Receita Federal. Fuja dele!

Logo abaixo, na barra de tarefas, é exibido o real destino do link. Tome muito cuidado caso ele tenha um endereço suspeito, com extensões .EXE ou .DLL no final. Na dúvida não facilite, apague a mensagem.

Pishing beneficente

Outra tradição em períodos festivos são os pedidos de doação e campanhas para arrecadação de fundos promovidas por entidades beneficentes. É pouco provável que qualquer uma delas adote a prática de enviar um email para uma lista de usuários pedindo doações. Mas esse é um golpe mais comum do que se imagina.

Caso você receba um email como esse e tenha alguma dúvida, não clique em link algum e nem tampouco efetue qualquer tipo de depósito em conta bancária. A melhor maneira de fazer uma doação, nesse caso, é entrar em contato direto com a instituição que deseja ajudar, buscando sempre acessar a página oficial da entidade. Dessa forma além de se proteger você fará o bem para pessoas que realmente necessitam.

Confirmação de pedidos de compra que você nunca fez

Final de ano é época de comprar presentes para os amigos e familiares, colocar as contas em dia e comprar aquele produto que você tanto esperou o ano inteiro. Pensando nisso muitos golpistas se antecipam e enviam supostas faturas ou notas fiscais de compra via email, vinculando um link malicioso ao nome de uma loja famosa.

Preocupado em ter que pagar pelo que não comprou muitas vezes o usuário clica no link para obter mais informações e é justamente aí que mora o perigo. A regra aqui é a mesma dos itens anteriores: se você não fez compra alguma na referida loja, ignore completamente o email. As grandes lojas não têm por hábito enviar notas fiscais ou boletos bancários via email, nem mesmo com solicitação dos usuários.

Medicamentos sem receita abaixo do preço? Golpe!

Papai Noel quer ser seu amigo no Orkut

Em primeiro lugar não, o Papai Noel não quer ser amigo no Orkut. Porém, no dia que ele realmente quiser estar na sua lista de amigos, aprove o pedido de amizade com perfil dele dentro da rede social. Evite, sempre que possível, clicar em links sugerindo ações diretas em qualquer uma das redes sociais.

A melhor saída é acessar o site diretamente e, somente lá dentro, efetuar qualquer ação relacionada à rede social. Vale para Orkut, Facebook, Twitter, Digg, Dihitt ou qualquer outro serviço que você porventura utilize. Nem é preciso ressaltar que caso você não possua uma conta na referida rede deve deletar sem dó nem piedade o email.

Scripts para arrasar sua colheita

Se você utiliza aplicativos como Colheita Feliz, do Orkut, ou Farmville, do Facebook, também deve ficar atento a scripts maliciosos que, supostamente, prometem uma série de vantagens para o usuário, como moedas infinitas e benefícios exclusivos no jogo.

Os golpistas sugerem que você deve copiar e colar um código no seu navegador e, em troca, alguma coisa de muito legal irá acontecer. Isso não é verdade. Com um script como esse ativado você pode ter as suas senhas roubadas e o seu perfil invadido com muita facilidade. Por isso, se você quer que a sua fazenda realmente fique protegida, é melhor evitar atalhos como esse.

Se você não fez essa compra fique tranquilo e delete o email na hora.

Jóias, relógios e medicamentos quase de graça

“Quando a esmola é demais, o santo desconfia”, já dizia o velho ditado. Você já deve ter recebido algum email com uma proposta irrecusável para comprar “réplicas originais” de jóias e relógios das marcas mais conhecidas (e caras) mundo afora. Na mesma esteira podem ser incluídos os emails que vendem remédios para impotência sexual.

Não se engane com propostas como essas. Alguns dos emails chegam a sugerir para o usuário que ele não clique, mas digite na barra de endereços uma determinada URL. Muitas vezes o endereço pode acabar redirecionando você para outra página, fazendo com que ameaças e vírus sejam copiados para o seu computador.

Regularização de documentos

Entrar o ano novo com todas as pendências sanadas e a documentação em dia é uma preocupação de muitas pessoas. Pensando nisso os bandidos virtuais criaram o golpe da regularização de CPF, com uma variação para o Título de Eleitor em períodos de eleição.

O texto enviado por email informa uma pendência no CPF e pede que o usuário clique em um link para resolver o problema. Fuja sem pensar duas vezes. A Receita Federal não envia nenhum tipo de email para os usuários para informar sobre situação cadastral. Mesmo que você tenha algum problema relacionado ao seu cadastro não será por meio de correio eletrônico que ele será resolvido.

Outras variações deste golpe incluem o nome de entidades como a Polícia Federal ou o Mistério do Trabalho. A ação é similar. Na dúvida, nunca clique ou responda emails como esse. Entre em contato direto com a instituição em questão via telefone ou pessoalmente.

Alteração de senhas em contas bancárias

Talvez este seja o golpe que oferece mais perigo direto para o usuário já que mexe diretamente com seu bolso. Nele os golpistas enviam um email solicitando o cadastro de uma nova senha para utilização dos serviços bancários. Ao clicar no link o internauta é direcionado para uma página em que é pedida a senha atual.

Digitar essa informação em sites como esses é o mesmo que entregar em mãos para um bandido um talão de cheques em branco. A regra é aqui é única: nunca faça qualquer tipo de transação bancária por email ou através de links suspeitos. Utilize sempre o site oficial da instituição bancária e digite a URL na barra de endereços. Evite acessar também por meio de sites de buscas ou páginas de terceiros.

Amizade no Flixter sendo que você nem tem conta lá? Fuja!!!

Emprego dos sonhos e novas oportunidades

Esse golpe é aplicado durante o ano inteiro, mas nesse período o envio de emails do gênero é mais acentuado. Quem não está em busca de uma melhor oportunidade de trabalho ou de um emprego tão sonhado em uma grande empresa?

Aproveitando-se desses sonhos os golpistas enchem o usuário com promessas e sonhos idealizados e fingem dar início a um processo seletivo. Na maioria das vezes, para participar é preciso pagar uma taxa antecipada, dinheiro que vai e não volta nunca mais. A dica nesse caso é, em hipótese alguma, fazer qualquer tipo de pagamento sem saber exatamente para onde esse dinheiro vai.

Procure se informar com outras pessoas sobre a idoneidade da empresa em questão e certifique-se de estar munido com todas as garantias possíveis. Na dúvida, entre em contato com o Procon de sua cidade ou pesquise em sites especializados a avaliação de outros consumidores.

Leilões e espólios internacionais

Basta um lance para você adquirir um produto imperdível por um preço baixíssimo. A promessa é interessante, mas o resultado pode ser uma das maiores decepções que você já teve em sua vida. Esta modalidade de golpe constitui-se em um leilão virtual onde quem dá um lance, e paga por ele, perde tudo e acaba ficando sem o dinheiro e sem o produto. Se não souber a procedência não compre. O cuidado deve ser redobrado em sites internacionais. De forma alguma efetue pagamentos ou forneça os dados do seu cartão de crédito.

Não acredite também no golpe da herança. Esta trapaça surgiu na Europa, mas acabou se espalhando mundo afora. Trata-se de um email, bem redigido, onde um cidadão pede uma quantia em dinheiro para completar um valor grande de depósito. Ao pagar a suposta taxa, o autor do email argumenta que receberá uma grande herança e você, por ter ajudado neste momento “tão difícil”, terá uma parte nela.

O golpe pode parecer simples e, até mesmo amador, mas muitas pessoas caíram nele sensibilizadas com a situação descrita pelo golpista. E, mesmo desmascarado, o golpe continua sendo aplicado via email no Brasil.

Mouse ao alto, isso é um assalto!

Como você pôde perceber nas informações acima, cautela e precaução são as melhores ferramentas para combater os golpes virtuais não só nesta época, mas também durante o ano todo. Ao receber uma mensagem de um remetente desconhecido ou mesmo com conteúdo suspeito, ignore-a por completo.

Em muitos casos fica difícil conter a curiosidade, mas é justamente utilizando-se deste ponto fraco seu que os golpistas armam seus esquemas sujos para tirar vantagem. E por um acaso você clicar em um desses links certifique-se de ter em seu computador um antivírus atualizado em execução.

O portal Baixaki tem uma série de artigos sobre o assunto que podem lhe ajudar na hora da escolha. Vale a pena conferir os seguintes:

- Escolha o horário certo para que o seu antivírus faça uma varredura completa no computador;
- Microsoft Security Essentials é considerado o melhor antivírus gratuito;
- Aprenda a utilizar um dos antivírus gratuitos mais populares do mercado: o Avast!
- Conheça os recursos oferecidos pelos antivírus gratuitos mais famosos.

Você já recebeu alguns desses emails? Já foi enganado em algum golpe virtual ou conhece algum outro que não citamos aqui? Participe comentando este artigo com as suas impressões sobre o assunto. Dicas de segurança sempre são bem-vindas e tomar cuidado com bandidos virtuais nunca é demais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.